Haller emociona-se com o triunfo na CAN: "Sonhei tantas vezes"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Haller emociona-se com o triunfo na CAN: "Sonhei tantas vezes"
Sebastien Haller (centro) comemora o golo da vitória na final da CAN
Sebastien Haller (centro) comemora o golo da vitória na final da CANProfimedia
Em algum momento, até Sebastien Haller teve de enxugar algumas lágrimas dos olhos. "Sonhámos tantas vezes com este momento", disse o emocionado avançado do Borussia Dortmund após o triunfo na Taça das Nações Africanas (CAN) com a seleção da Costa do Marfim.

Recorde as principais incidências da partida

Com o seu golo da vitória aos 81 minutos na final contra a Nigéria (2-1), Haller deu aos "elefantes" o seu terceiro triunfo na CAN - ainda por cima no seu próprio país. "Acreditamos até o fim", disse o jogador de 29 anos: "Os meus companheiros de equipa incentivaram-me a ficar em campo o maior tempo possível e, graças a eles, marquei um golo".

Haller já tinha marcado o golo decisivo na meia-final contra a República Democrática do Congo para garantir um lugar na final. "Era um dos meus principais objetivos dar tudo o que podia na CAN", afirmou. Haller falhou toda a fase de grupos devido a uma lesão, o seu tornozelo "ainda não está totalmente curado, mas estava bem para hoje".

O triunfo da Costa do Marfim parecia impensável há apenas algumas semanas. Após duas derrotas na fase preliminar, o técnico Jean-Louis Gasset foi demitido e os marfinenses só conseguiram avançar graças ao "apoio" dos rivais. "É mais do que um conto de fadas", disse o sucessor de Gasset, Emerse Fae.

Os números de Haller
Os números de HallerFlashscore

A história de Haller como um conto de fadas

Para o próprio atacante do Borussia Dortmund, a dramatização da CAN também se assemelha a uma parábola dos seus últimos dois anos e meio. Pouco depois de se transferir dos Países Baixos para a Alemanha, em 2022, o alto avançado foi diagnosticado com um tumor e o futebol ficou em segundo plano. O costa-marfinense passou os meses seguintes a fazer quimioterapia em vez de treinar com a equipa, e o seu regresso aos relvados parecia mais do que duvidoso.

Mas Haller lutou: em fevereiro de 2023, anunciou oficialmente que tinha vencido o cancro e regressou gradualmente à equipa do BVB. Parecia que a sorte de Haller estava finalmente a melhorar, mas na última jornada da época da Bundesliga, sofreu um grande revés.

O BVB precisava apenas de mais uma vitória em casa contra o Mainz 05 para conquistar o campeonato alemão, e já estava tudo a postos para a grande festa. Haller poderia ter-se tornado o herói do Signal Iduna Park quando se apresentou para cobrar um penálti aos 20 minutos, mas falhou. No final, o Borussiadeixou fugir a vitória, o Bayern ganhou ao mesmo tempo e ultrapassou o BVB nos metros finais. Haller ficou deitado no chão durante alguns minutos após o apito final.

Desde então, o seu estatuto com os Black & Yellows não melhorou, com Niclas Füllkrug e Youssoufa Moukoko à sua frente na hierarquia da Bundesliga. Mas a CAN pode mudar mais uma vez o rumo da carreira de Sebastien Haller.