Taça de Inglaterra: Fulham eliminado pelo Newcastle (0-2), Everton perde (1-2), Brighton goleia (2-5)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Taça de Inglaterra: Fulham eliminado pelo Newcastle (0-2), Everton perde (1-2), Brighton goleia (2-5)
Atualizado
Equipa de Marco Silva e João Palhinha fica pelo caminho
Equipa de Marco Silva e João Palhinha fica pelo caminhoProfimedia
Depois de uma sexta-feira aborrecida na Taça de Inglaterra, o sábado começou com uma grande surpresa. O Ipswich, do Championship, segundo escalão do futebol inglês, foi eliminado, em casa, pelo Maidstone, do sexto escalão. Mais tarde, o Luton afastou o Everton com um golo aos 90+6 minutos (1-2) e o Brighton goleou em Sheffield (2-6), em duelos entre equipas da Premier League. No último jogo do dia, o Fulham, de Marco Silva e João Palhinha, foi eliminado pelo Newcastle (0-2)

Fulham 0-2 Newcastle

Dois produtos da casa foram decisivos para ajudar o Newcastle a apurar-se para a próxima ronda da Taça de Inglaterra, na deslocação ao terreno do Fulham.

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

O Newcastle entrou melhor na partida, com Jacob Murphy a desperdiçar uma boa oportunidade de golo, mas depois o Fulham acabou por pegar no jogo, com Dubravka a opor-se às ocasiões criadas por Harry Wilson e Muniz.

No entanto, os Cottagers acabaram por sofrer perto do final da primeira parte, na sequência de um lance de bola parada desviado por Burn e finalizado por Sean Longstaff. A defesa do Fulham, que não conseguiu afastar, não ficou nada bem na fotografia.

Na segunda parte, novo lance de bola parada acabou por tramar Marco Silva. Dan Burn, antigo jogador do Fulham, marcou na sequência de um pontapé de canto e confirmou a eliminação do conjunto londrino, que na quarta-feira falhou o acesso à final da Taça da Liga inglesa.

Everton 1-2 Luton

Com Beto e João Virgínia a titulares, o Everton recebeu o rival direto na luta pela manutenção com o objetivo de seguir em frente e partir à conquista de um título esta época.

Pontuações no final do jogo
Pontuações no final do jogoFlashscore

O avançado português esteve perto de abrir o ativo, mas Teden Mengi tirou-lhe o pão de boca. Por cima durante toda a primeira parte, os Toffees foram traídos por um golo na própria de Mykolenko, na sequência de um pontapé de canto.

Sem desistir, o ex-Portimonense voltou do intervalo a querer fazer a diferença e contou com ajuda do guarda-redes adversário. Com um bom passe, lançou Jack Harrison no ataque, o avançado inglês fletiu para o meio e armou um remate rasteiro que Tim Krul deixou escapar por entre as mãos. 

O Luton cresceu com a igualdade e foi valendo João Virgínia na baliza dos anfitriões a evitar males maiores, assim como Nathan Patterson que afastou em cima da linha de golo. Já com Chermiti em campo, o guarda-redes português nada pode fazer quando, na sequência de um canto no último lance do jogo, uma confusão deixou a bola nos pés de Cauley Woodrow que aproveitou para assegurar a passagem dos Hatters à próxima fase.

Sheffield United 2-5 Brighton

Os Seagulls quebraram finalmente a malapata ao fim de oito jogos e triunfaram sobre o Sheffield United graças a uma exibição portentosa de Facundo Buonanotte e o hat-trick de João Pedro

Pontuações no final do encontro
Pontuações no final do encontroFlashscore

O argentino abriu o marcador com um belo remate de fora de área, aos 14 minutos, antes de João Pedro dilatar a vantagem, aos 29, através de grande penalidade.

Os Blades reagiram muito bem e conseguiram o empate antes do intervalo, com Gustavo Hamer a aproveitar um desvio num defesa para fuzilar à queima-roupa, antes do cabeceamento de Osula decretar a igualdade à saída para os balneários.

Mas o dia era dos visitantes e de João Pedro, que no reatamento voltou a converter novo castigo máximo e a assumir a liderança. Com a confiança em alta, o avançado brasileiro aproveitou uma nesga de espaço à entrada da área para assinar o hat-trick. Em tempo de descontos, Danny Wellbeck fez o resultado final.

Ipswich 1-2 Maidstone

As notas dos jogadores
As notas dos jogadoresFlashscore

É uma das maiores surpresas da história da Taça de Inglaterra. O Maidstone, que atua na National League South, sexta divisão do futebol inglês, eliminou o Ipswich, equipa que está nesta altura em posição de subida à Premier League.

O conjunto do segundo escalão apresentou várias mudanças no onze, mas a diferença de divisões, de qualidade e o fator casa jogavam a favor da equipa do Ipswich, que começaram por criar perigo num remate de Jeremy Sarmiento ao poste. A recarga de Hutchinson acabou por ser defendida por Lucas Covolan, com apenas cinco minutos de jogo.

A pressão da equipa da casa manteve-se, com Nathan Broadhead, no um para um, a desperdiçar mais uma ocasião para o Ipswich.

Só que, contra a corrente do jogo, o Maidstone causou a primeira surpresa da manhã. Lian Sole encontrou Lamar Reynols, que se estreou a marcar pelo Maidstone e bateu Christian Walton (43') com uma excelente finalização na grande área.

O Ipswich, vencedor da Taça de Inglaterra em 1978, não tem tido um trajeto muito feliz nos últimos anos na competição, mas ninguém esperava uma eliminação destas, especialmente quando Jeremy Sarmiento fez o golo do empate no início da segunda parte.

Com a eliminatória empatada, Kieram McKenna, treinador do Ipswich, lançou três habituais titulares, mas o grande choque estava guardado para os 66 minutos.

Sam Corne, que já tinha decidido a eliminatória contra o Stevenage, voltou a colocar a equipa das divisões inferiores em vantagem.

Depois, a sorte esteve do lado do Maidstone. O Ipswich acertou duas vezes nos postes e é a equipa da sexta divisão que segue em frente para a quinta ronda da Taça de Inglaterra, algo que não acontecia desde 1977/78, com os Blyth Spartans. Um dia para mais tarde recordar.

Estatísticas da partida
Estatísticas da partidaFlashscore

Outros resultados

Leeds 1-1 Plymouth

Leicester 3-0 Birmingham