46 anos depois, o Corinthians caiu na fase de grupos da Libertadores: Como era o mundo então?

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
46 anos depois, o Corinthians caiu na fase de grupos da Libertadores: Como era o mundo então?
A equipa do Corinthian, campeão paulista em 1977
A equipa do Corinthian, campeão paulista em 1977Corinthians/Divulgação
A derrota com o Independiente del Valle (0-3), em Quito, significou o adeus do Corinthians à Libertadores, na fase de grupos. É a primeira vez, desde 1977, que a equipa de São Paulo não consegue passar esta fase. Na altura estava a estrear-se nesta competição.

Há 46 anos, o Corinthians entrava na Libertadores no Grupo 3, ao lado de Internacional, Nacional e Deportivo Cuenca, ambos do Equador. O Internacional terminou na liderança, com nove pontos, e como só o líder de cada grupo avançava à fase seguinte, o Colorado prosseguiu no torneio. O Corinthians terminou sua participação no terceiro posto, com cinco pontos. Esta temporada, a equipa volta a ocupar o terceiro posto, com quatro pontos em quatro jornadas e já sabe que não tem hipóteses de avançar para os oitavos de final, tudo após a derrota com o Independiente del Valle.

O mundo era completamente outro quando esta participação discreta do Timão aconteceu no torneio continental. O Flashscore elaborou uma lista de como era o cenário nacional e mundial em 1977:

Ainda sem glória nacional 

Registro da final do Brasileirão de 1976, vencida pelo Internacional
Registro da final do Brasileirão de 1976, vencida pelo InternacionalInternacional/Divulgação

Em 1977, o Corinthians qualificou-se para a Libertadores devido ao vice-campeonato brasileiro de 1976, quando perdeu com o nternacional na decisão, a jogo único (1-2). Apesar de seus anos seguidos de insucesso, o Corinthians já possuía uma grande base de adeptos.

Prova disso é que justameente contra o Internacional, a 21 de novembro de 1976, o clube colocou 120.700 pessoas no Morumbi e venceu o Colorado por 2-1, mas na fase regular. O clube só conquistaria títulos do Brasileirão a partir dos anos 1990.

Fim dos 23 anos de seca

O ano de 1977 pode ter marcado a primeira eliminação do Corinthians da Libertadores, mas foi especial para o adepto alvinegro. Depois de 23 anos de seca, o clube voltou a conquistar um título. Foi campeão paulista com um onze titular formado por Tobias; Zé Maria, Moisés, Ademir e Wladimir; Ruço, Basílio e Luciano; Vaguinho, Romeu e Geraldão. Na decisão, derrotou a Ponte Preta em três jogos.

Brasil sob a ditadura militar e a criação do Mato Grosso do Sul

Politicamente, o Brasil ainda estava sob o regime militar. O presidente da época era o general Ernesto Geisel. Curiosamente, foi naquele ano que o país se viu com um novo estado. No dia 11 de outubro de 1977, a Lei Complementar Número 31 criou o Estado do Mato Grosso do Sul, desmebrado do então vasto território do Mato Grosso.

Tieta do Agreste, Síto do Picapau Amarelo e mais

Primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo
Primeira versão do Sítio do Picapau AmareloDivulgação

Foi em 1977 que Jorge Amado lançou uma de suas obras mais icónicas, Tieta do Agreste. Neste mesmo ano, a TV brasileira passou a transmitir programas que acompanharam o público por gerações, como Os Trapalhões e Sítio do Picapau Amarelo. Naquele mesmo 1977, a Beija Flor foi campeã do Carnaval carioca, enquanto a Camisa Verde e Branco foi campeã em São Paulo pela quarta vez seguida.

Morte de Clarice Lispector

Clarice Lispector, um dos maiores nomes da literatura nacional
Clarice Lispector, um dos maiores nomes da literatura nacionalDivulgação

Foi em 1977 que o Brasil perdeu Clarice Lispector. A escritora de talento ímpar faleceu no dia 9 de dezembro, após ser diagnosticada com um cancro do ovário. 

Morte de Charlie Chaplin

Charlie Chaplin, o mestre do cinema mundo
Charlie Chaplin, o mestre do cinema mundoDivulgação

Além de Lispector, quem também faleceu em 1977 foi o ator, diretor, produtor, humorista Charlie Chaplin, destaque e principal nome do cinema mudo. Morreu aos 88 anos enquanto dormia, vítima de um derrame cerebral.

O início da Saga Star Wars

O primeiro filme da saga Star Wars
O primeiro filme da saga Star WarsDivulgação

Em 1977, o primeiro filme da saga Star Wars foi lançado nos cinemas, mais precisamente no dia 25 de maio. O franchise prossegue até hoje com vários spin-offs e novos filmes, além de uma incrível gama de fãs por todo o planeta. Foi também em 1977 que John Travolta se destacou nos cinemas com o filme Saturday Night Fever

Senna, os primeiros passos e Niki Lauda

Niki Lauda, bicampeão da Fórmula 1 em 1977
Niki Lauda, bicampeão da Fórmula 1 em 1977AFP

No ano de 1977, Ayrton Senna já dava mostras de que seria um dos maiores destaques do automobilismo nacional e mundial, quando faturou o Sul-Americano de kart. A Fórmula 1, que se tornaria no palco de Senna anos depois, via Niki Lauda chegar ao topo mais uma vez, sendo bicampeão com três provas de antecedência.