NHL: Guarda-redes eslovaco, capitão lendário e campeão em título ainda sem contrato

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

NHL: Guarda-redes eslovaco, capitão lendário e campeão em título ainda sem contrato

Onde é que Phil Kessel vai jogar?
Onde é que Phil Kessel vai jogar?Profimedia
Os melhores jogadores têm normalmente uma ideia clara do seu futuro a partir de 1 de julho, altura em que o mercado de agentes livres da NHL abre. Mas alguns ainda não têm contrato, mesmo quando as folhas ficam castanhas do lado de fora das janelas e a nova época começa. É por isso que a redação da Flashscore analisou dez nomes interessantes que ainda não têm contrato antes do início da prestigiada liga.

Jaroslav Halak, guarda-redes

Idade: 38 anos

Temporada 2022/23: New York Rangers, 25 jogos (10-9-5)

Salário no último ano: 1,4 milhões de euros

Quando o Tampa Bay anunciou, há alguns dias, que o seu guarda-redes número um, Andrej Vasilevskiy, ficaria de fora durante dez semanas devido a uma cirurgia, o nome do eslovaco começou imediatamente a circular. Halak tem sido o número dois nas últimas três épocas em Nova Iorque, Vancouver e Boston, um papel que tem desempenhado bem e que consegue manter a equipa unida. Será que ele vai conseguir fazer nome?

Alex Chiasson, avançado

Idade: 33 anos

Temporada 2022/23: Detroit Red Wings, 20 jogos (6+3)

Salário na última temporada: 710 mil euros

O vencedor da Taça Stanley de 2017 com o Washington pode estar a ficar velho, mas ainda tem muito para oferecer. Ele provou isso na última temporada, que começou humildemente na equipa secundária de Detroit em Grand Rapids, onde conquistou 20 pontos em 29 jogos e assinou um contrato de um ano com os Red Wings no início de março. O seu impacto foi quase imediato, com cinco pontos nos primeiros seis jogos. Falhou em impressionar em Boston

Patrick Kane, avançado

Idade: 34 anos

Temporada 2022/23: Chicago Blackhawks/New York Rangers, 73 jogos (21+36)

Salário na última temporada: 6,5 milhões de euros

O homem mais produtivo do elenco. Kane foi operado à anca no início de julho e voltou a patinar lentamente no início de setembro, mas não deverá jogar durante mais alguns meses. Ele quer continuar sua carreira, mas ainda não está claro onde. Diz-se que o Detroit é uma possibilidade.

Phil Kessel, avançado

Idade: 36 anos

Temporada 2022/23: Vegas Golden Knights, 82 jogos (14+22)

Salário na última temporada: 1,4 milhões de euros

O homem de ferro da NHL poderia terminar a sua carreira em grande como campeão (embora já tenha festejado duas vezes com o Pittsburgh antes de vencer com os Golden Knights), mas pelas suas palavras, não parece que se queira reformar do hóquei. O interesse por ele, no entanto, não é tão grande quanto o americano esperava. Kessel até já deixou claro aos clubes que se vai adaptar às necessidades do plantel e que vai deixar que a sua série recorde de 1064 jogos consecutivos sem interrupções chegue ao fim.

Zach Parise, avançado

Idade: 39 anos

Temporada 2022/23: New York Islanders, 82 jogos, (21+13)

Salário na última temporada: 710 mil euros

O homem mais velho do plantel, mas ainda capaz. O extremo americano, que ganhou mais de 100 milhões de dólares nas suas 18 épocas na liga, jogou as duas últimas épocas com o salário mínimo nos New York Islanders. No entanto, em cada uma delas, jogou um máximo de 82 jogos e marcou 36 golos em dois anos.

Nolan Patrick, atacante

Idade: 25 anos

Temporada 2022/23: Vegas Golden Knights, 0 jogos

Salário na última temporada: 1,3 milhões de euros

Não é comum que um ex-número dois do draft ainda esteja sem contrato a poucos dias do início da temporada, muito menos quando a escolha do talento ocorreu há apenas seis anos. Mas a carreira de Patrick tem sido atormentada por lesões: o canadiano esteve pela última vez em Las Vegas, mas o clube colocou-o na lista de lesionados de longa duração em setembro passado e o ex-jogador do Philadelphia, que tem 222 jogos como titular na NHL, ainda não disputou um jogo. É possível que a sua carreira termine por completo.

Lesões de Nolan levantam preocupação
Lesões de Nolan levantam preocupaçãoFlashscore

Jesse Puljujärvi, avançado

Idade: 25 anos

Temporada 2022/23: Edmonton Oilers/Carolina Hurricanes, 75 jogos (5+11)

Salário no ano passado: 2,8 milhões de euros

O sorridente finlandês teve a sua primeira troca em anos: o clube canadiano perdeu a paciência com a escolha de 2016 para o top 4 do draft e enviou Puljujärvi para o Carolina em fevereiro. Mas ele não marcou nenhum golo em 17 jogos da época regular e sete dos playoffs com os Hurricanes, e é de perguntar se voltará a marcar na NHL.

Eric Staal, avançado

Idade: 38 anos

Temporada: 2022/23: Florida Panthers, 72 jogos (14+15)

Salário na última temporada: 710 mil euros

Como Patrick, ele é uma escolha número dois no draft, mas está em uma situação completamente diferente. Staal é membro do Triple Gold Club e, apesar da sua idade avançada, mostrou claramente que, apesar de ter jogado apenas quatro jogos na AHL e cinco nos Jogos Olímpicos na época 2021/22, ainda é capaz. Na Florida, fez parte da equipa titular e somou cinco pontos em 21 jogos a caminho das finais da Stanley Cup.

Paul Stastny, avançado

Idade: 37 anos

Temporada 2022/23: Carolina Hurricanes, 73 jogos (9+13)

Salário no ano passado: 1,4 milhões de euros

Um dos veteranos movidos pelo desejo de ganhar a Taça Stanley, que lhe escapou numa carreira no mínimo atribulada. O medalhista de prata olímpico da equipa dos EUA em 2010 disputou 1.145 jogos na época regular, tendo defendido recentemente as cores de um dos azarões da competição, o Carolina, e apesar de ter tido uma média de apenas 12 minutos e 18 segundos por jogo nos playoffs, marcou quatro golos.

Jonathan Toews, avançado

Idade: 35 anos

Temporada 2022/23: Chicago Blackhawks, 53 jogos (15+16)

Salário no último ano: 6,5 milhões de euros

O dia 13 de abril de 2023 marca o fim de uma era em Chicago. Oficialmente, era claro que este seria o último jogo de Toews pelos Blackhawks, uma vez que o clube estava a passar por um rejuvenescimento. O canadiano conduziu a equipa à Stanley Cup por três vezes como capitão e é um dos ícones e das maiores personalidades que alguma vez vestiram a camisola de uma equipa tradicional. Ganhou também muitos troféus individuais e duas medalhas de ouro olímpicas. Toews anunciou que não vai jogar na próxima época e que vai fazer uma pausa no hóquei. Resta saber se voltará ao gelo.