João Matias junta-se a cinco 'internacionais' na prova de fundo do Europeu de ciclismo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
João Matias junta-se a cinco 'internacionais' na prova de fundo do Europeu de ciclismo
Nelson Oliveira é um dos convocados de José Poeira
Nelson Oliveira é um dos convocados de José PoeiraFederação Portuguesa de Ciclismo
João Matias, da equipa portuguesa Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, vai juntar-se aos ‘internacionais’ Nelson Oliveira, Ivo Oliveira, Rui Oliveira, André Carvalho e Iúri Leitão para representar Portugal na prova de fundo de elites dos Europeus de ciclismo de estrada.

Vencedor de uma etapa na última Volta a Portugal, na qual andou de amarelo, o também pistard português, de 32 anos, é o único ciclista do pelotão nacional na lista de convocados de José Poeira, hoje divulgada, para a prova ‘rainha’ dos Campeonatos da Europa, agendada para 24 de setembro.

Nelson Oliveira (Movistar), André Carvalho (Cofidis), Ivo e Rui Oliveira (UAE Emirates) e Iúri Leitão (Caja Rural) – estes três também competem na pista – completam o elenco em elites masculinos, com os dois primeiros a representarem também a seleção no contrarrelógio de 20 de setembro.

Ausente desta convocatória está João Almeida (UAE Emirates), o terceiro classificado do Giro2023, que, na segunda-feira, já tinha reconhecido que a Volta a Espanha seria a sua última prova da temporada, assim como Rui Costa (Intermarché-Circus-Wanty), vencedor de uma etapa da Vuelta, no domingo.

Já a equipa de sub-23 contará com o vice-campeão mundial desta categoria, António Morgado, que será acompanhado pelo colega de equipa na Hagens Berman Axeon Gonçalo Tavares, por Diogo Narciso (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) e Lucas Lopes (Electro Hiper Europa). O quarteto alinha na prova de fundo, dia 22, dois dias depois de Morgado e Tavares competirem no contrarrelógio.

Entre os 19 corredores da seleção nacional que vão competir nos Europeus, a decorrerem na província neerlandesa de Drente, entre 20 e 24 de setembro, estão também os juniores Daniel Moreira (Tensai-Sambiental-Santa Marta), José Miguel Moreira (Silva & Vinha-ADRAP-Sentir Penafiel), Manuel Marques (ABTF Betão-Bairrada) e Tiago Santos (Alcobaça CC-Crédito Agrícola), que só participam na prova de fundo, agendada para 23 de setembro.

Acredito que temos uma equipa que pode ser muito competitiva na categoria de elite, até porque o percurso da prova de fundo, maioritariamente plano com um topo no final, se enquadra nas características destes corredores. Nos sub-23, percebemos nos Campeonatos do Mundo aquilo que somos capazes de fazer. Os juniores e os sub-23 devem, neste caso, ser vistos em conjunto, dado que os corredores das duas categorias – mais alguns que desta vez não foram convocados – serão a base da nossa seleção nacional de sub-23 nos próximos anos”, defendeu o selecionador José Poeira.

Maria Martins (Fenix-Deceuninck) será a representante lusa na prova de fundo feminina de elites, no dia 23, com Portugal a contar ainda com a dupla da Bizkaia Durango Beatriz Pereira e Daniela Campos – que também alinha no contrarrelógio individual da sua categoria - na prova de fundo para sub-23, um dia antes.

Marta Carvalho e Raquel Dias (Extremosul-Hotel Alísios-CA Terras do Arade) serão as ciclistas nacionais na prova feminina de juniores, no dia 24.

A Maria Martins já demonstrou ter qualidade para discutir estas corridas, por isso foi sexta classificada nos Europeus do ano passado. A Daniela Campos e a Beatriz Pereira fizeram uma boa preparação. A Marta Carvalho e a Raquel Dias são muito jovens, mas competirão muito motivadas. O fundamental, sendo todas ciclistas muito jovens, é continuar a dar passos em frente na nossa inserção no ciclismo feminino de alto nível”, afirma o selecionador nacional de ciclismo feminino, José Luis Algarra, citado em comunicado da Federação Portuguesa de Ciclismo.