Jurgen Klopp e Graham Potter: Como chegam os dois treinadores ao clássico de sábado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jurgen Klopp e Graham Potter: Como chegam os dois treinadores ao clássico de sábado
Jurgen Klopp e Graham Potter: Como chegam os dois treinadores ao clássico de sábado
Jurgen Klopp e Graham Potter: Como chegam os dois treinadores ao clássico de sábado
Profimedia
Este sábado fica marcado pelo duelo entre o Liverpool e o Chelsea, um duelo entre dois clubes habituados a estar no topo mas que nesta fase da época se encontram a 10 pontos da zona de apuramento da Liga dos Campeões.

Ambos os treinadores - Jurgen Klopp, do Liverpool, e Graham Potter, do Chelsea - estão sob pressão, uma vez que as equipas têm vindo a desiludir no aspecto doméstico. Enquanto no papel os dois técnicos parecem atravessar uma situação semelhante, existem diferenças, ainda que os dois estejam obrigados a somar três pontos para não ver a distância aumentar para a Champions.

Aqui, o Flashscore olha para a posição de cada treinador antes desta partida.

Momento de forma

Quer Chelsea, quer Liverpool estão numa sequência de resultados pouco famosa desde o regresso do Mundial-2022, sendo nos 13 jogos que os dois clubes realizaram conseguiram apenas cinco vitórias.

A derrota com o Fulham e o empate com o Nottingham, duas equipas promovidas esta época, são alguns dos resultados que levaram ao desespero as bancadas de Stamford Bridge. Sinais alarmantes de uma equipa que não conseguiu melhorar sob o comando de Graham Potter, que podia já ter sofrido as consequências caso Roman Abramovich ainda fosse o dono dos blues.

No lado dos reds, os surpreendentes desaires com Brighton e Brentford, levaram a imprensa questionar a situação de Klopp. Contudo, o treinador alemão, a cumprir a oitava temporada em Anfield, garantiu que só vai deixar o cargo se a isso for forçado.

Tempo

Uma diferença na situação de ambos os treinadores é o tempo que estão nos respetivos bancos. Potter chegou a Stamford Bridge, enquanto Klopp está em Merseyside desde 2015, mais oito anos.

Se é verdade que o facto de ter conquistado praticamente todas as competições que disputou com o Liverpool garante a Jurgen Klopp mais paciência por parte da direção e dos adeptos, o pouco tempo de Graham Potter pode servir de atenuante, sobretudo depois dos trabalhos de qualidade que teve no Brighton e Ostersund, que atestam à qualidade do inglês.

Enquanto nenhum dos clubes parece ativamente à procura de mudar o treinador, é facilmente percetível que Klopp tem uma maior segurança. Já Graham Potter está forçado a encontrar uma solução mais rapidamente, até porque depois do investimento feito em jogadores, não parece que Todd Boehly tenha problemas em gastar para dispensar o inglês e encontrar outro sucessor de maior craveira.

Potter após a derrota contra o Fulham
AFP

Mercado de transferências

Estamos a falar de dois dos clubes mais ricos do futebol mundial, mas o investimento que têm feito nos respetivos plantéis está a ser muito diferente. O Liverpool não teve problemas em gastar para dar as armas necessárias a Klopp, mas abriu menos os cordões à bolsa que o Chelsea.

Feitas as contas, os londrinos gastaram mais de 525 milhões de euros desde que Boehly chegou, no verão. Este inverno contrataram cinco jogadores, com destaque para Benoit Badiashile, Mykhailo Mudryk, e João Félix, a que se juntam os jovens David Datro Fofana e Andrey Santos. Um investimento que pode não ficar por aqui e que coloca ainda mais pressão sobre Potter.

Por outro lado, Jurgen Klopp já confirmou que depois da chegada de Gakpo, os adeptos vão ter de esperar até ao verão para verem mais contratações chegar a Anfield. Ou seja, trabalha com uma posição mais limitada, o que, novamente, lhe traz maior compreensão e segurança que Graham Potter.

Gakpo ainda não marcou pelo Liverpool
AFP

O jogo

É seguro dizer que o jogo de sábado, da 21.ª jornada da Premier League, é visto por ambos os treinadores como um importante ponto de viragem. Uma vitória diante de um rival poderoso poderá ser o início de uma mais que importnate sequência positiva.

Um ingrediente que deverá levar a um jogo entretido e aberto entre dois lados que estão pressionados para voltar a somar os três pontos.