F1: Red Bull favorita em Miami, Ferrari quer confirmar estatuto

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
F1: Red Bull favorita em Miami, Ferrari quer confirmar estatuto
Leclerc poderá definitivamente relançar a sua temporada este fim de semana, na Florida
Leclerc poderá definitivamente relançar a sua temporada este fim de semana, na Florida
AFP
Poucos dias depois de mais uma dupla vitória em Baku, a Red Bull vai tentar alcançar o quinto triunfo em cinco corridas este fim de semana, no Grande Prémio de Miami, onde a Ferrari vai procurar confirmar a melhoria verificada no Azerbaijão.

Com quatro vitórias, o domínio do carro austríaco é indiscutível, mesmo que, pela primeira vez esta época, tenha cedido a pole position à concorrência nas ruas da capital do Azerbaijão, onde Charles Leclerc iniciou a corrida e a sprint.

Para a segunda edição desta corrida realizada no Miami International Speedway, um circuito temporário situado ao lado do Hard Rock Stadium, casa dos Dolphins, equipa de futebol americano, a Red Bull poderá esmagar ainda mais os seus rivais, que se habituaram esta época a lutar pelas migalhas deixadas pelo RB19.

Depois de um fim de semana frustrante em Baku, onde terminou em terceiro na sprint e em segundo na corrida, o bicampeão do mundo Max Verstappen vai tentar regressar ao lugar mais alto do pódio num circuito onde venceu no ano passado.

"Estou ansioso por Miami, é uma pista muito física e estava muito quente no ano passado, temos de estar preparados para isso. Não vai ser fácil. É um circuito bastante complexo e a pista foi repavimentada, por isso vamos ver se isso tem impacto no nosso desempenho", explicou o neerlandês.

O seu principal adversário será provavelmente o companheiro de equipa Sergio Pérez, que teve um fim de semana soberbo no Azerbaijão com vitórias na sprint e na corrida que o levaram a ficar a seis pontos de Verstappen na classificação do campeonato do mundo.

Ferrari está de volta?

"Eu estava muito confiante no carro em Baku e tivemos duas corridas perfeitas, tudo correu na direção certa. Espero que possamos continuar o nosso impulso e ter um bom desempenho em Miami", disse o mexicano, que terminou em quarto lugar no Grande Prémio da Flórida em 2022.

Após o pior início de temporada desde 2009, a Ferrari finalmente voltou a apresentar-se bem no Azerbaijão e Leclerc, que só tinha terminado uma das três primeiras corridas (7.º na Arábia Saudita), conquistou os dois primeiros pódios em 2023 para a Scuderia na sprint e na corrida.

Um alívio para a equipa italiana e para o chefe de equipa, o francês Frédéric Vasseur, que quer continuar esta tendência ascendente: "Miami continua a ser um circuito especial, que tem as características de uma pista urbana e que os nossos dois pilotos gostam muito, por isso estou confiante de que podemos dar mais um passo em frente com o nosso SF-23."

A Aston Martin, por sua vez, vai tentar consolidar o segundo lugar no mundial de construtores e a sua estrela Fernando Alonso, consistente como sempre com um quarto lugar em Baku, vai defender a terceira posição no campeonato. No entanto, a equipa britânica terá de ter cuidado com a Mercedes, que estará à procura de vingança após um fim de semana ligeiramente dececionante no Azerbaijão, onde Lewis Hamilton terminou em sexto e George Russell terminou no último lugar do pódio na sprint.

Alpine sob pressão

A Alpine também estará sob pressão na Flórida depois de duas corridas desastrosas. A equipa francesa não conseguiu dar a volta à situação no Azerbaijão, com Pierre Gasly a terminar em 14.º e Esteban Ocon em 15.º. Os dois franceses tinham colidido no GP anterior, na Austrália, quando estavam prestes a conquistar pontos valiosos.

"O nosso objetivo é regressar em força a Miami. Fizemos um balanço e estamos prontos para aprender todas as lições necessárias para seguir em frente. Foram uns dias frustrantes. Muitas coisas não correram bem e é claro que não podemos permitir mais fins de semana como este", disse Ocon.

"Depois de dois resultados dececionantes, estou realmente determinado a fazer o que é necessário esta semana para voltar ao top 10, que é o objetivo mínimo", disse Gasly. O Grande Prémio de Miami será a primeira paragem da temporada nos Estados Unidos, que acolherá duas outras corridas este ano, em Austin (Texas), a 22 de outubro, e Las Vegas (Nevada), a 19 de novembro.