Fórmula 1: Leclerc na pole, Norris e Hamilton no pódio, Max sexto e desastre da Aston Martin

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Leclerc na pole, Norris e Hamilton no pódio, Max sexto e desastre da Aston Martin

Fernando Alonso em maus lençóis
Fernando Alonso em maus lençóisAFP
Depois de o tempo final de Verstappen ter sido anulado, Charles Leclerc subiu à pole para o GP dos Estados Unidos. O companheiro de equipa Carlos Sainz foi quarto, atrás de Norris e Hamilton. Fernando Alonso, eliminado na Q1, não vai arrancar entre os 10 primeiros pela primeira vez esta época.

A qualificação em Austin foi uma grande surpresa com Leclerc na pole, bom desempenho da McLaren e Mercedes e o tricampeão Verstappen penalizado por sair dos limites da pista na última tentativa na Q3, terminando em sexto.

Q1

As primeiras voltas dos carros no asfalto não serviram de nada porque, com a pista a melhorar consideravelmente com o passar dos minutos, todos subiram de posição nas voltas finais. Todos? Nem todos. Os Aston Martins desiludiram como ainda não o tinham feito esta época. Os graves problemas de travões que apareceram nos treinos livres acabaram por se fazer sentir, deixando Alonso, pela primeira vez, fora da luta pela pole, em 17.º, a 1,2 segundos do tempo de Hamilton, o melhor da Q1. Stroll, penúltimo, não se sabe se é o carro ou o piloto. Não é novidade vê-lo na parte de trás da grelha, ao lado de Hulkenberg e dos Williams de Albon e Sargeant.

Q2

Na primeira tentativa, por precaução, foi Verstappen quem fez o tempo mais rápido. Nenhum sofrimento para o tricampeão mundial, ao contrário de Checo Perez, que precisa melhorar em tudo se não quiser ser tirado do carro no ano que vem pela Red Bull. O mexicano, em 10.º, escapou da eliminação por 18 milésimos de segundo.

Carlos Sainz, que foi incomodado por Tsunoda na primeira tentativa, ficou em zona de eliminação e com apenas uma tentativa para passar à Q3. O espanhol não falhou, seguindo o rasto de Leclerc - o mais rápido -, Max e Hamilton. Fora da luta pela pole ficaram Tsunoda, Zhou, Bottas, Magnussen e Ricciardo.

Q3

O desempenho de Leclerc na ronda anterior não foi uma miragem. O monegasco foi o primeiro a rodar abaixo de 1:35, seguido por Hamilton. Verstappen esfregou os olhos ao ver que não era o mais rápido e que Sainz estava a menos de um décimo de segundo atrás dele. O neerlandês queixou-se de que Checo Pérez o tinha incomodado na última curva. Era que faltava ao mexicano.

Havia ainda uma última tentativa para todos, onde o risco seria máximo. Leclerc, com uma volta magistral, baixou o tempo novamente, com 1min34s723. Sainz também ficou abaixo de 1:35, mas Norris e Hamilton conseguiram melhor.

E quanto a Verstappen? Bem, fez um último setor sensacional, baixou o tempo do piloto da Ferrari em cinco milésimos, mas quando se preparava para celebrar a 11.ª pole da temporada, os comissários de pista cancelaram a sua volta por exceder os limites da pista, deixando ao monegasco a primeira posição na grelha para domingo.