Fórmula 1: Ramadão antecipou arranque da nova temporada para sábado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Ramadão antecipou arranque da nova temporada para sábado

O calendário da Fórmula 1 deu lugar ao Ramadão.
O calendário da Fórmula 1 deu lugar ao Ramadão. Profimedia
A nova temporada da Fórmula 1 está prestes a começar e o seu início não é nada convencional. Será uma surpresa para alguns fãs o facto de as primeiras corridas estarem marcadas para sábado, em vez do tradicional domingo. A razão é religiosa, por causa do Ramadão, que começa no domingo, 10 de março.

É neste dia que o Grande Prémio da Arábia Saudita deveria normalmente começar. Mas no domingo, 10 de março, os crentes do mundo islâmico começam um jejum obrigatório. Por isso, a direção da FIA decidiu realizar a corrida um dia antes, para que o feriado espiritual não fosse perturbado pelo grande circo da Fórmula 1.

E com o Grande Prémio da Arábia Saudita já uma semana antes do início da temporada em Sakhir, no Bahrain, este evento também teve de ser antecipado. A razão também é lógica: deve haver pelo menos sete dias entre cada corrida para permitir que a caravana se desloque de um lado para o outro e para que todas as sessões de treinos e de qualificação tenham lugar. É por isso que o Bahrain está marcado para 2 de março e Jeddah para 9 de março.

No entanto, esta não é a primeira vez que uma grande corrida de F1 se realiza num sábado. A última vez foi no ano passado, em Las Vegas, embora o público europeu possa não se ter apercebido. A verdade, porém, é que enquanto a Europa acordou no domingo de manhã, a hora da corrida no Nevada foi no sábado, 18 de novembro.

Não é só a Fórmula 1 que respeita as razões religiosas. No passado, o Grande Prémio de motociclismo dos Países Baixos, em Assen, começou sempre no último sábado de junho. De facto, costumava ser disputado em estradas normais, como acontece ainda hoje na Ilha de Man ou na Irlanda do Norte.

E como a corrida tinha de restringir o tráfego público nas estradas e o percurso se situava perto da catedral da cidade de Rolde, havia o risco de os fiéis não poderem assistir ao sermão de domingo. A tradição manteve-se até à altura em que foi construído o circuito de Assen. No entanto, os organizadores neerlandeses acabaram por sucumbir a considerações comerciais e, atualmente, a corrida realiza-se aos domingos.

Calendário da época F1 2024