Fórmula 1: Verstappen na pole, Norris em segundo, Albon em quarto e Hamilton fora da Q3

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Fórmula 1: Verstappen na pole, Norris em segundo, Albon em quarto e Hamilton fora da Q3

Verstappen, no seco e no molhado, nova pole position, a nona da temporada
Verstappen, no seco e no molhado, nova pole position, a nona da temporadaAFP
Max Verstappen conquistou mais uma pole position, aumentando ainda mais o domínio na Fórmula 1. Mais de meio segundo à frente de Lando Norris, que vai arrancar ao seu lado na corrida de domingo em Zandvoort. Nota ainda para o desempenho surpreendente de Albon, quer parte da quarta posição, enquanto Hamilton e Stroll ficaram foram dos 10 primeiros.

É tão esmagador no seu domínio que chega a ser aborrecido. E não pode ser apenas do carro muito superior aos demais porque Checo Pérez, em teoria com a mesma máquina, só conseguiu acabar em sétimo. Max voltou a conquistar pole e deu início à festa em casa.

Q1

Com uma pista molhada, com todos a tentarem fazer o seu melhor tempo antes da nuvem descarregar a carga, quem adormeceu foi Leclerc. O monegasco, com muitos problemas e um susto na primeira curva, só conseguiu garantir a passagem para a fase seguinte já com o cronómetro a 0. Terminou em 14.º, logo à frente de Checo Pérez, que também correu demasiados riscos.

Ficaram de fora Zhou, Ocon, Magnussen, Bottas e o estreante Lawson, que já fez muito ao conseguir manter o carro na pista. O neozelandês ficou 2,4 segundos atrás de Albon, que surpreendentemente liderou a Q1.

Q2

A grande surpresa veio na Q2, quando primeiro Hamilton e depois Stroll ficaram fora da disputa pela pole. A mudança das condições do asfalto em Zandvoort, com a pista a secar ainda mais rápido do que Verstappen corre, significou que os tempos mais rápidos surgiram no final, apanhando o inglês e o canadiano de surpresa e deixando-os incapazes de reagir. Gasly, Tsunoda e Hulkenberg também foram eliminados .

Q3

Era a vez dos pneus de piso seco. Até a direção de prova permitia a utilização do DRS. Mas ainda nem dois minutos tinham passado Sargeant bateu com o seu Williams na curva 3, provocando uma bandeira vermelha.

E depois de corrigidas as protecções e a quatro minutos do fim, Leclerc bateu com o seu Ferrari, causando outra bandeira vermelha e outra paragem que prejudicou particularmente Alonso, que tinha completado dois grandes sectores numa volta que teve de abortar.

Assim, restava apenas uma tentativa para todos, exceto para os dois pilotos retirados. E a pole foi, claro, para Max Verstappen, com 1:10.567. O neerlandês foi imbatível, causando um peuqeno terramoto entre os seus fãs com a sua terceira pole consecutiva neste circuito e a nona da época. Ficou com seis décimos de vantagem sobre o segundo classificado, Lando Norris. Na segunda linha da grelha, Russell e o surpreendente Albon no seu Williams.

Atrás, Fernando Alonso, 0,9 segundos atrás de Verstappen, e Carlos Sainz, quase dois décimos de segundo atrás do asturiano. Pérez e Piastri partem atrás dos espanhóis.