Max Verstappen conquista Grande Prémio do Mónaco

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Max Verstappen conquista Grande Prémio do Mónaco
Max Verstappen reinou no Mónaco
Max Verstappen reinou no Mónaco
AFP
Max Verstappen, em Red Bull, venceu este domingo o Grande Prémio do Mónaco de Fórmula 1. O piloto neerlandês, bicampeão em título, partiu da pole position e confirmou o favoritismo no principado. Choveu durante a corrida, mas isso não alterou fundamentalmente a classificação. Verstappen manteve a liderança da corrida, seguido por Fernando Alonso (+27,921) e Esteban Ocon (+36,990).

Os pilotos entraram na pista do Mónaco no domingo, ainda a desfrutar do sol que tinham tido durante a qualificação e os treinos livres. A chuva porém, resolveu, juntar-se à festa. Max Verstappen venceu o Grande Prémio perante uma multidão de fãs de Fórmula 1. Fernando Alonso e Esteban Ocon fecharam o pódio.

Uma corrida monegasca quase clássica

Tudo correu bem na primeira curva, desde o início da corrida. No entanto, Lance Stroll e Alexander Albon colidiram durante a primeira volta, depois de Nico Hülkenberg ter cometido um erro. O incidente não foi muito grave, pelo que não teve um impacto real na corrida. Ambos os pilotos tiveram de regressar às boxes para substituir os pneus furados. O piloto alemão recebeu uma penalização de cinco segundos.

Na frente, a grelha manteve-se completamente inalterada. Max Verstappen ganhou 1,215 segundos a Fernando Alonso. Sergio Perez, que partiu da 20.ª posição, subiu na classificação com uma série de tempos mais rápidos.

Após 10 voltas, as diferenças entre os carros permanecem as mesmas. Na 11.ª volta, Carlos Sainz partiu a asa dianteira do Alpine de Esteban Ocon perto da piscina. Por isso, teve de a substituir. Este erro provocou uma bandeira amarela. No entanto, a corrida retoma rapidamente o seu ritmo.

Algumas ultrapassagens tiveram lugar na volta 18, na sequência de manobras de Kevin Magnussen, Perez e Stroll. Os pilotos ganham assim alguns lugares no fundo da classificação.

Na volta 22, Charles Leclerc aproxima-se de Lewis Hamilton . Mas Mónaco sendo Mónaco, a ultrapassagem não aconteceu. Por volta da volta 30, os pilotos começaram a queixar-se do desgaste dos pneus. Com a ameaça de chuva, os engenheiros preferiram esperar antes de propor uma paragem nas boxes.

A chuva invadiu o Principado

Hamilton trocou os pneus na volta 32. A Ferrari , então, pediu a Leclerc que atacasse. A paragem de Ocon foi demasiado longa, logo a seguir. Com os pneus duros, Sainz e o monegasco aproveitaram para ganhar vantagem. Como resultado, o número 16 voltou ao 3.º lugar.

Na volta 34, Verstappen continua a queixar-se do desgaste dos seus pneus médios. Como o risco de sair atrás de Alonso era demasiado grande, a sua equipa aconselhou-o a não parar.

Os carros continuaram a corrida da mesma forma. Leclerc parou nas boxes na volta 45. Saiu atrás de Hamilton (8.º).

Com a paragem de Gasly na 48.ª volta, os pilotos da frente recuperaram uma posição.

A chuva chegou finalmente na volta 51 e provocou um abrandamento e algum tráfego. Sainz tantou atacar, mas não conseguiu. E Russell foi chamado de volta às boxes.

Na volta 54, a chuva aumenta de intensidade. Alonso é chamado às boxes para mudar para pneus médios.

Ocon tentou os intermédios. No entanto, foi mostrada uma bandeira amarela no segundo sector depois de Sainz ter cometido um erro na volta 55. Os pilotos com pneus médios na frente (Verstappen, Leclerc e Alonso) foram chamados de volta para colocar pneus intermédios na volta 56. Com toda esta agitação, os Ferraris perderam a liderança. O monegasco regressou ao 6º lugar.

Sob chuva e numa pista escorregadia, os carros de Stroll e Sainz tiveram dificuldades em progredir. Depois de danificar o seu carro nos rails do circuito, o canadiano foi obrigado a abandonar na volta 58.

Foi apenas uma questão de tempo até ser acionada a bandeira amarela e Magnussen danificar a sua asa dianteira. No entanto, regressou rapidamente à corrida e o seu erro não teve qualquer impacto na ordem da corrida. Mais uma vez, na volta 60, arrancou diretamente para o primeiro sector.

Cerca de dez voltas mais tarde, os pilotos voltaram a entrar um pouco na corrida. Na volta 69, Piastri bloqueou as rodas, o que provocou uma bandeira amarela. Ainda assim, conseguiu arrancar.

À medida que a corrida se aproximou do fim, a classificação começou a reforçar-se e não mais mexeu.

Em resumo, quarta vitória em seis corridas para Verstappen, que dispara na classificação e novo pódio para Alonso (quinto em seis corridas), com Esteban Ocon na terceira posição, Sainz em 8.º e Checo Pérez sem pontuar. Max Verstappen chegou às 39 vitórias ao volante da Red Bull e ultrapassou o registo de Sebastian Vettel (38). Próximo compromisso? Grande Prémio de Espanha, em Barcelona, no próximo domingo.