Mercedes afirma que Antonelli estará em breve na grelha de partida da F1 e não exclui lugar em 2025

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Mercedes afirma que Antonelli estará em breve na grelha de partida da F1 e não exclui lugar em 2025

Antonelli está altamente cotado pela Mercedes
Antonelli está altamente cotado pela MercedesAFP
O adolescente italiano Andrea Kimi Antonelli (17 anos) vai estar na Fórmula 1, mas a Mercedes quer ver como se sai na Fórmula 2 antes de decidir o próximo passo, disse o chefe de equipa, Toto Wolff, esta quarta-feira.

Andrea Kimi Antonelli é considerado um candidato ao lugar que ficará vago quando o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton deixar a Mercedes para a Ferrari em 2025.

Wolff disse este mês que a partida de Hamilton poderia ser uma oportunidade para uma jogada ousada.

"Temos a bola que nos foi atirada com Lewis no início de fevereiro e quero fazer o oposto quando escolher o piloto para o próximo ano", disse Wolff aos jornalistas, durante os testes de pré-época no Bahrain.

"É evidente que o Kimi está na nossa academia de juniores desde os 11 anos e temos um grande prazer em vê-lo crescer como jovem e subir na hierarquia, mas também quero retirar-lhe um pouco de pressão. Ele tem apenas 17 anos, ganhou tudo o que precisava de ganhar nas suas épocas de estreia e acho que vai estar na Fórmula 1. Ele vai ser um piloto de muito, muito sucesso na Fórmula 1. Mas ele ainda não começou a sua campanha na Fórmula 2", lembrou.

Wolff disse que havia também uma longa lista de pilotos na Fórmula 1 que poderiam estar disponíveis para 2025, sem nenhuma decisão provável em breve.

A Mercedes colocou George Russell na Williams para ganhar experiência, antes de se tornar companheiro de equipa de Hamilton, e a Williams é agora dirigida pelo antigo chefe de estratégia de Wolff, James Vowles.

Vowles foi um dos que tomou a decisão de contratar Antonelli para o programa júnior da Mercedes, mas advertiu contra a possibilidade de o italiano seguir o exemplo de Russell.

"Não tenho dúvidas de que Kimi estará na Fórmula 1", disse.

"Ele tem-se saído incrivelmente bem na sua série júnior. Mas isso não significa que ele estará necessariamente na Williams. Tenho a sorte de ter dois juniores na F2 e na F3... por isso estamos a começar a construir um programa para desenvolver a próxima geração de pilotos", acrescentou.

Vowles disse que o atual piloto Alex Albon, que poderia ser um alvo para outras equipas, incluindo a Mercedes e a Red Bull, está sob contrato.

"É apenas uma questão de ver como tudo se desenrola ao longo dos próximos seis meses", afirmou.