Fórmula 1: Max Verstappen e Red Bull dominam o primeiro dia de testes no Bahrein

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Fórmula 1: Max Verstappen e Red Bull dominam o primeiro dia de testes no Bahrein
Verstappen durante os testes de pré-temporada
Verstappen durante os testes de pré-temporadaReuters
O tricampeão mundial de Fórmula 1 Max Verstappen imprimiu um ritmo implacável, com a Red Bull a dominar o primeiro dia de testes de pré-temporada no Bahrein, na quarta-feira.

Mesmo que as tabelas de tempos pudessem ser facilmente ignoradas, com as equipas a executarem programas diferentes, não havia como negar que o novo Red Bull já parecia um passo à frente do dominante RB19 do ano passado.

Verstappen foi confortavelmente mais rápido do que a volta mais rápida do primeiro dia de testes do ano passado, completando 143 voltas - a distância de duas corrida - e terminando com 1,140 segundos de vantagem sobre o rival mais próximo, Lando Norris, na McLaren.

A melhor volta do piloto neerlandês, de 1:31,344 minutos, sob as luzes da noite, foi comparada com a melhor do ano passado, de 1:32,837, no mesmo circuito.

A sensação de que tudo corria normalmente contrastava com a incerteza em torno do chefe de equipa de Verstappen, Christian Horner, que negou as alegações de comportamento inapropriado feitas contra ele por uma funcionária.

Verstappen, que venceu um recorde de 19 das 22 corridas da época passada, com Sergio Perez, da Red Bull, a vencer mais duas, foi também o melhor da sessão da manhã, com 1:32.548, quando completou 65 voltas sem qualquer problema.

Charles Leclerc, da Ferrari, foi o segundo, com Fernando Alonso em terceiro para a Aston Martin e o último piloto a menos de um segundo de Verstappen. O australiano Oscar Piastri fez a quarta volta mais rápida para a McLaren, passando a vez para Norris para a segunda passagem.

Alex Albon, da Williams, foi o primeiro piloto a ter qualquer problema notável, parando o carro em pista devido a um problema na bomba de combustível a 21 minutos do fim da primeira sessão. O companheiro de equipa, Logan Sargeant, teve uma suspeita de problema no eixo de transmissão mais tarde.

A Mercedes teve George Russell no carro, cuja asa dianteira ganhou muita atenção, durante todo o dia, com o sete vezes campeão mundial Lewis Hamilton a conduzir na quinta-feira.

O chefe de equipa, Toto Wolff, disse que o ambiente na equipa era positivo, com a Mercedes a colocar a ênfase na criação de uma plataforma estável para o desenvolvimento e a passar tempo a fazer alterações ao carro na garagem.

"Tivemos um dia de filmagens ontem e depois alguns treinos de aerodinâmica esta manhã, sem tempos de volta relevantes", acrescentou o austríaco: "Até agora, a reação dos pilotos foi positiva, isto é algo com que podemos começar a trabalhar e isso é encorajador. As equipas têm apenas três dias de testes antes do início da época no Bahrain, na próxima semana".