Stefano Domenicali: "A decisão de correr teria sido um exagero"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Stefano Domenicali: "A decisão de correr teria sido um exagero"
Uma imagem do mau tempo que atingiu a Emilia Romagna
Uma imagem do mau tempo que atingiu a Emilia RomagnaProfimedia
Com o cancelamento do que deveria ter sido a sexta etapa da temporada, o calendário de Fórmula 1 perde uma das suas 23 corridas programadas neste Campeonato Mundial de 2023. De momento, de facto, não está prevista qualquer recuperação, embora todas as opções estejam em cima da mesa nos próximos dias.

O presidente da ACI e vice-presidente da FIA, Angelo Sticchi Damiani, confirmou que o circuito italiano continuará no calendário.

"99% desta edição será recuperada em 2026, após a extensão do contrato", afirmou Damiani.

Já Stefano Domenicali, presidente da Fórmula 1, explicou os motivos do cancelamento da corrida, à Sky Sport.

"Estivemos todos imediatamente de acordo, também com as equipas, os pilotos e a federação. É demasiado grande o que esta terra está a viver. A decisão de correr teria sido definitivamente um esforço que não teria sido justo e que eu não teria sentido que fosse meu. Penso que é bastante lógico dar prioridade ao que está a acontecer aqui. A prioridade é a segurança e os serviços de emergência que têm de ser prestados às pessoas", explicou Stefano Domenicali.

"Há milhares de pessoas a trabalhar para que isto aconteça. É verdade que a pista teria sido viável, mas o contexto é muito mais amplo", conclui Domenicali, um nativo da região, que chegou ontem à Emilia Romagna para o Grande Prémio.

Charles Leclerc, com uma story no Instagram, também já lançou uma angariação de fundos para a cidade de Faenza, na zona de Ravenna, onde muitas casas foram invadidas pela água.

"Vamos lá e coragem rapazes ", escreveu o piloto da Ferrari, acompanhando a mensagem de encorajamento com três corações e a bandeira italiana.

Mensagem de Leclerc
Mensagem de LeclercInstagram

Também de acordo com a decisão de cancelar o Grande Prémio está o campeão mundial Max Verstappen: "Apoio a decisão tomada pela F1 e pelas autoridades locais de cancelar o Grande Prémio em Imola. Os nossos pensamentos estão todos com as pessoas afetadas pelas fortes chuvas e inundações em Emilia Romagna. O nosso desejo é que tenham a força necessária para a vossa segurança nesta altura difícil."

Mensagem de Verstappen
Mensagem de VerstappenInstagram