Formula 1: Estreia de Oliver Bearman apadrinhada da pior maneira por Hamilton

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Formula 1: Estreia de Oliver Bearman apadrinhada da pior maneira por Hamilton
Bearman em ação na Arábia Saudita
Bearman em ação na Arábia SauditaProfimedia
O adolescente britânico Oliver Bearman (18 anos) fez a sua estreia na Fórmula 1 e no sábado vai tornar-se no mais jovem piloto de sempre da Ferrari, depois de Carlos Sainz ter sido afastado por apendicite no Grande Prémio da Arábia Saudita.

A Ferrari informou na sexta-feira que Sainz, que terminou em terceiro lugar na abertura da temporada no Bahrein no fim de semana passado e continua a ser o último piloto a bater a dominante Red Bull com a vitória em Singapura em setembro passado, teria de ser operado.

Bearman, que fará a sua estreia na corrida com 18 anos e 306 dias de idade, é piloto de reserva da Ferrari e da Haas, e estaria a competir pela equipa Prema na Fórmula 2 no circuito de Jeddah Corniche.

O britânico tinha-se qualificado na pole position, a sua quarta na F2, e tinha dito que Jeddah era uma das suas pistas favoritas.

Bearman é o 97.º piloto de Fórmula 1 da Ferrari e o primeiro a estrear-se com a equipa mais antiga, mais bem sucedida e mais glamorosa do desporto desde o italiano Arturo Merzario, em 1972, no Grande Prémio da Grã-Bretanha.

Bearman foi para a pista na sexta-feira para o treino final com o número 38 no seu carro, um número que já apareceu 12 vezes no passado numa Ferrari e cujos utilizadores anteriores incluem o primeiro campeão britânico Mike Hawthorn, que ganhou o seu título com a Ferrari em 1958.

Sainz sentiu-se mal na quarta-feira e faltou aos seus compromissos com a imprensa, mas participou nas duas sessões de treinos de quinta-feira para a corrida de sábado e registou o sétimo tempo na segunda sessão

O espanhol vai deixar a Ferrari no final da época, com Lewis Hamilton, sete vezes campeão do mundo pela Mercedes, a ocupar o seu lugar no próximo ano.

A Ferrari não informou quando é que o espanhol irá regressar, sendo que a próxima corrida do calendário é o Grande Prémio da Austrália, dentro de duas semanas.

Alex Albon também teve apendicite antes do Grande Prémio de Itália em 2022, o que levou Nyck de Vries a ocupar o seu lugar no carro da Williams, mas o piloto tailandês regressou para a corrida seguinte em Singapura.

Q3 ficou perto

O britânico estreou-se na Formula 1 na terceira sessão de treinos livres e acabou na 10.ª posição, logo atrás daquele que será, certamente, uma referência para Bearman e irá representar a Ferrari a partir de 2025, Lewis Hamilton.

Horas mais tarde, Bearman, que está a ter uma semana recheada de primeiras vezes, estreou-se numa qualificação de F1 poucas horas depois de a Ferrari ter anunciado que a cirurgia de Carlos Sainz tinha corrido da melhor maneira.

O jovem piloto aproveitou o momento, tornou-se no mais jovem de sempre a correr pela Ferrari numa qualificação e conseguiu terminar a Q1 num tranquilo nono lugar, suficiente para a passagem à Q2, 0.813 atrás do tempo do líder, Verstappen, mas à frente, por exemplo, de Hamilton, que foi 11.º.

O esforço do britânico, no entanto, não foi suficiente para disputar a pole position, uma vez que Bearman, apesar de um último esforço no derradeiro minuto da Q2, ficou a 0.036 segundos de Lewis Hamilton, o último a conseguir qualificar-se para a Q3, no último lugar.

Ainda assim, Bearman certamente não irá esquecer este dia.