Depois de uma vitória algo tranquila sobre os Estados Unidos na jornada inaugural por 10-2, apesar de um esboço de reação dos norte-americanos (de 3-0 para 3-2), a seleção de Paulo Freitas tinha um teste mais complicado perante os angolanos.
O duelo até começou da melhor forma para Portugal, com Gonçalo Alves a inaugurar o marcador logo aos três minutos, através de um livre direto, mas o favoritismo inicial demorou a traduzir-se em mais golos graças a uma boa exibição de Xico Veludo entre os postes.
Aliás, a turma orientada por Rui Neto, treinador do Óquei de Barcelos, até dispôs de ocasiões para igualar a partida até ao descanso e chegou mesmo a marcar o golo do empate no último segundo, por intermédio de João Pinto, mas o Mustang viu o tento anulado pela buzina do intervalo.
Os lusos seguraram a vantagem mínima e logo no arranque do segundo tempo, Hélder Nunes trouxe mais tranquilidade ao finalizar uma bela triangulação iniciada por Rafa Costa, com João Rodrigues a assistir o hoquista do FC Porto. Depois de assistir, o avançado do Benfica mostrou o instinto matador ao aproveitar um ressalto para fazer o 3-0.
Durante os descontos de tempo, Paulo Freitas pediu mais golos e que a equipa ajudasse Girão a manter a baliza inviolada. Ambos foram conseguidos, apesar dos livres diretos falhados por Gonçalo Alves e Hélder Nunes, com João Rodrigues a aumentar para 4-0 em contra-ataque, enquanto na outra área o guarda-redes do Sporting foi mais uma vez intransponível, defendendo uma grande penalidade.
Nos últimos segundos, a seleção portuguesa tirou Girão e lançou um homem a mais para tentar o quinto golo, que valeria a igualdade em diferencial de golos com a Argentina. Houve polémica também na buzina final, com Portugal a marcar no último segundo, mas os árbitros anularam o tento alegando que o tempo já tinha acabado.
A terceira e última jornada da fase de grupos vai ser um duelo de gigantes a valer a liderança do Grupo A, com Portugal a defrontar a Albiceleste na quarta-feira, às 17:30. Por seu lado, os angolanos ainda vão tentar o apuramento para os quartos de final através do terceiro lugar contra os Estados Unidos, às 12:00.
Ficha de jogo:
Cinco inicial de Portugal: Girão, Vieirinha, Gonçalo Pinto, Gonçalo Alves (1) e Hélder Nunes (1).
Jogaram ainda: Rafa Costa, Zé Miranda, João Rodrigues (2) e Xavi Cardoso.
Treinador: Paulo Freitas.
Cinco inicial de Angola: Xico Veludo, André Centeno, Humberto Mendes "Big", João Pinto "Mustang" e Gonçalo Neto.
Jogaram ainda: Gonçalo Nunes, Rafa Lourenço e Anderson Silva "Nery".
Treinador: Rui Neto.