Oier Lazkano vence a Clássica de Jaén e eleva para quatro as vitórias da Movistar este ano

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Oier Lazkano vence a Clássica de Jaén e eleva para quatro as vitórias da Movistar este ano
Oier Lazkano
Oier LazkanoAFP
O espanhol Oier Lazkano (Movistar) venceu esta segunda-feira a Clássica de Jaén, disputada entre Baeza e Úbeda.

Último sobrevivente da fuga do dia, Lazkano, campeão espanhol de estrada, bateu o francês Bastien Tronchon (Decathlon-AG2R), que foi segundo, e o esloveno Jan Tratnik (Visma-Lease a Bike), terceiro, que chegou a meio minuto do espanhol num pequeno sprint de três ciclistas.

Lazkano sucede a Tadej Pogacar, que não defendeu a sua coroa nesta edição da prova, encurtada em quatro quilómetros e reduzida a 158,3 quilómetros devido às chuvas dos últimos dias, que deixaram algumas estradas em mau estado.

O vencedor da etapa fez parte da fuga do dia, composta por cinco ciclistas e que se foi desfazendo com o passar dos quilómetros até Lazkano e o francês Nicholas Prodhomme (Decathlon-AG2R) ficarem sozinhos.

Ataque no troço de terra

Lazkano atacou a 13 quilómetros da meta, tirando partido de uma das secções de terra do percurso, deixando o francês para trás para chegar sozinho à meta.

A vitória de segunda-feira é a quarta da Movistar em 2024, depois das de Pelayo Sánchez no Challenge de Mallorca, Will Barta na Vuelta a la Comunidad Valenciana e Fernando Gaviria na Vuelta a Colombia.

- Classificação da corrida:

1. Oier Lazkano (ESP/MOV) os 158,3 km em 3h 43:50.

2. Bastien Tronchon (FRA/DAT) em 28.

3. Jan Tratnik (SLV/TVL) m.t.

4. Tim Wellens (BEL/UAE) m.t.

5. Nicholas Prodhomme (FRA/DAT) aos 47.