Oliveira do Hospital vai reabilitar Complexo das Piscinas e Campos de Ténis

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Oliveira do Hospital vai reabilitar Complexo das Piscinas e Campos de Ténis

Piscinas municipais de Oliveira do Hospital
Piscinas municipais de Oliveira do HospitalCâmara Municipal de Oliveira do Hospital
O Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis de Oliveira do Hospital vai ser reabilitado, num investimento que se aproxima dos 700 mil euros, anunciou esta quarta-feira a Câmara Municipal.

Nesta que é a primeira fase da intervenção a realizar no Complexo Municipal, vamos fazer uma intervenção de melhoria do espaço da piscina, o que é positivo. Esta recuperação é a valorização de mais um equipamento de lazer e desporto que gera bem-estar e qualidade de vida à população", destacou o presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, José Francisco Rolo.

A Câmara Municipal de Oliveira do Hospital aprovou por unanimidade, na semana passada, a abertura de um procedimento concursal para a empreitada de reabilitação do Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis.

Segundo esta autarquia do distrito de Coimbra, o valor total base da empreitada é de quase 672 mil euros e resulta de um contrato-programa formalizado entre o Município de Oliveira do Hospital e o anterior Governo.

O procedimento, que envolve ainda a Direção-Geral das Autarquias e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro, representa um investimento financiado de quase 267 mil euros, enquanto a restante verba, de cerca de 405 mil euros, é assumida pelo Município.

A requalificação do Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis de Oliveira do Hospital vai permitir dotar aquele espaço de “novas e melhoradas condições para a prática desportiva de recreio e de lazer”, tendo em conta a premissa das questões da acessibilidade, a funcionalidade do espaço e o conforto.

Na primeira fase, a obra irá incidir ao nível da reconfiguração da entrada principal do espaço e de toda a zona de balneários existentes no Piso 0.

A ligação ao Piso -1 também está contemplada, com a colocação de escadas provisórias e de um elevador e a requalificação da piscina exterior com uma intervenção ao nível das telas.

Para o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Oliveira do Hospital, Nuno Ribeiro, esta é uma intervenção urgente, uma vez que o Complexo Municipal acumula “inúmeros problemas, desde infiltrações, canalização e funcionalidade do espaço”.

As Piscinas Municipais e os Campos de Ténis têm “milhares de utilizadores ao longo do ano”, tendo o Município de Oliveira do Hospital atualmente “mais de uma dezena de protocolos estabelecidos com entidades do concelho”, entre as quais escolas, instituições e associações, para a utilização do espaço de forma permanente e contínua.

O Complexo Municipal das Piscinas e Campos de Ténis de Oliveira do Hospital foi inaugurado em 1991, apenas com a piscina exterior, os campos de ténis e o espaço de lazer envolvente.

Em 1994 foram inaugurados os espaços infantil, com um tanque para crianças, e da piscina interior aquecida.

Ao longo dos anos, a autarquia de Oliveira do Hospital tem assumido "a realização de trabalhos de manutenção” do Complexo.

Em 2022, os campos de ténis foram reforçados com um novo sistema de iluminação de tecnologia LED, mais moderno e eficiente, numa intervenção executada pela autarquia, que representou um investimento total de mais de 13 mil euros.