Paris-2024: Pugilista Estelle Mossely quer desfilar no Sena como porta-bandeira

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Paris-2024: Pugilista Estelle Mossely quer desfilar no Sena como porta-bandeira
Estelle Mossely em treino.
Estelle Mossely em treino. AFP
A pugilista Estelle Mossely, campeã olímpica em 2016, gostaria de desfilar pelo Sena na cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos como porta-bandeira da delegação francesa, declarou à imprensa na quarta-feira.

Interrogada sobre a sua intenção de desfilar no Sena na noite de 26 de julho, a campeã respondeu: "Vou estar lá e espero estar lá como porta-bandeira", disse, a 100 dias dos Jogos Olímpicos, num evento com a presença de membros da seleção francesa no efémero Grand Palais.

"É o lançamento do evento para nós, atletas, e no entanto estou no início da competição", disse: "Os atletas que iniciam a competição no dia seguinte à abertura dos Jogos Olímpicos muitas vezes não vão às festividades de abertura para se manterem concentrados."

Quanto ao seu estado de espírito, explica que"está a intensificar-se, acrescentando a pressão que é necessária! 100 dias passam muito, muito depressa, e quando se está a treinar há meses, não é nada", disse. "Quero que os franceses vejam isto como uma celebração."

Dany, que foi selecionado para o "breaking", também partilhou o seu entusiasmo:"Sou como uma criança! Ainda estou espantado. Tudo o que posso fazer é dar o meu melhor", disse o desportista de cabelo azul.

Mélina Robert-Michon, lançadora de disco, medalha de prata no Rio e a caminho dos seus sétimos Jogos Olímpicos, é também candidata a porta-bandeira da delegação francesa. "É um grande orgulho para mim", disse ela: "Também me permite mostrar os meus feitos, dizer 'demorei 4 Jogos para conseguir uma medalha, mas não importa, consegui na mesma'. Por isso, se desta vez não te correr bem, não desistas, aguenta-te".

Este ano, pela primeira vez, os quatro porta-bandeiras das equipas olímpicas e paraolímpicas francesas serão eleitos pelos seus pares. Cada federação poderá apresentar um candidato masculino e uma candidata feminina. A votação será então realizada com todos os atletas da delegação francesa e os nomes dos quatro escolhidos deverão ser revelados em meados de julho, antes da cerimónia de abertura, a 26 de julho.