Portugueses “mais motivados do que nunca” para final ‘Championship’ de râguebi

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Portugueses “mais motivados do que nunca” para final ‘Championship’ de râguebi
Portugal vai defrontar a Geórgia em Paris
Portugal vai defrontar a Geórgia em ParisPortugal Rugby
Os jogadores da seleção portuguesa de râguebi estão “mais motivados do que nunca” para vencer a final do Rugby Europe Championship 2023 (REC24), disse este sábado o capitão Tomás Appleton, apesar de reconhecer que “a Geórgia é favorita”.

Isto é uma final e sabemos que temos de vingar a final do ano passado. Não nos correu bem o jogo contra a Geórgia, em Badajoz, mas este ano volta a repetir-se esta final e vamos mais motivados do que nunca”, disse Tomás Appleton à agência Lusa, em Paris, momentos antes do ‘Captain’s Run’.

Appleton reconheceu, no entanto, que “o grupo é novo” em comparação com aquele que, há um ano, perdeu a decisão por 38-11, mas lembrou que “muita coisa mudou” e “houve até um Mundial pelo meio”.

Vamos (jogar) motivados e tentar fazer história para o râguebi português e ir buscar um título que não conseguimos desde 2004”, apontou.

E mais do que pelo facto de ser uma final, até na “pressão acrescida” para os georgianos, os portugueses encontram motivação para vencer um adversário que “vem com o orgulho ferido” pelo empate (18-18) entre as duas seleções, no França2023, um Mundial onde “eles tinham muita expectativa”.

Tanto os adeptos deles como até mesmo a World Rugby vão ter algumas expectativas neste jogo e a pressão vai estar no lado deles. E não acredito que isso seja uma vantagem que esteja do lado da Geórgia. É uma coisa que vamos encarar com naturalidade e até alguma motivação”, comentou o centro português, que frente aos ‘lelos’ vai jogar como médio de abertura.

Ainda assim, acrescentou, “não há outra forma de dizer isso”, que “a Geórgia é favorita” para vencer a final, uma vez que “está à frente no ranking e ganhou nove das últimas 10 edições” do ‘Championship’, além de não perder com Portugal desde 2005.

Mas, mais uma vez, tal como fizemos no Mundial (18-18) e em Tbilissi (25-25), temos uma palavra a dizer e quando chegamos a uma final destas vamos ter de fazer o nosso melhor para finalmente matarmos este ‘borrego’”, concluiu Tomás Appleton.

Portugal defronta a Geórgia no domingo, em Paris, em encontro da final do REC24 com início previsto para as 20:00 (hora de Lisboa), no Estádio Jean Bouin, e arbitragem do francês Tual Trainini.

Portugal vai jogar, de 1 a 15, com António Machado Santos, Luka Begic, Abel da Cunha, José Madeira, Martim Bello, David Wallis, Nicolas Martins e João Granate, Hugo Camacho e Tomás Appleton, Manuel Cardoso Pinto, José Lima, Pedro Bettencourt, Raffaele Storti e Nuno Sousa Guedes.

No banco estarão Manuel Worm, Pedro Vicente, António Prim, Diego Pinheiro Ruiz, Vasco Baptista, Hugo Aubry, Lucas Martins e Rodrigo Marta.

Para alcançar a final, a seleção portuguesa eliminou a Espanha nas meias-finais, com um triunfo por 33-30, em Lisboa, mas antes venceu o Grupo B do REC24, com uma derrota por 10-6, na Bélgica, uma vitória por 54-7 sobre a Polónia, em casa, e num novo triunfo sobre a Roménia, por 49-24, em Bucareste.

Já a Geórgia, que superou a Roménia (43-5) nas meias-finais, venceu o Grupo, A com triunfos na Alemanha (28-17), frente aos Países Baixos (31-10) e à Espanha (38-3).

As duas seleções enfrentaram-se pela última vez em setembro, no Grupo C do Mundial França2023, e empataram 18-18, mas Portugal não vence os ‘lelos’ desde 2005.

O Rugby Europe Championship é o principal torneio europeu de seleções, com exceção do torneio das Seis Nações, que é uma competição privada.

O antigo torneio das 'Seis Nações B', disputado por oito seleções desde 2023, disputa-se anualmente e é considerado o Campeonato da Europa da modalidade.

Portugal venceu o torneio em 2004 e sagrou-se vice-campeão no ano passado, após perder a final, em Badajoz, frente à Geórgia (38-11), seleção que domina o historial da competição com 15 títulos em 21 edições.

Siga o Geórgia-Portugal no Flashscore