Swiatek garante meias-finais das WTA Finals, Gauff eliminada ao perder com Kasatkina

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Swiatek garante meias-finais das WTA Finals, Gauff eliminada ao perder com Kasatkina
Iga Swiatek celebrou a passagem às meias-finais das WTA Finals depois de vencer Caroline Garcia
Iga Swiatek celebrou a passagem às meias-finais das WTA Finals depois de vencer Caroline GarciaAFP
A número um mundial Iga Swiatek superiorizou-se a Caroline Garcia, sexta colocada, e qualificou-se para as meias-finais das WTA Finals, que decorrem em Fort Worth, no Texas. No outro jogo do grupo A, Daria Kasatkina, oitava classificada do ranking WTA, bateu a número quatro Coco Gauff.

Diante de Garcia, Swiatek repetiu os números da vitória na ronda inaugural, contra Kasatkina, invertendo-os apenas no que diz respeito aos parciais. A polaca precisou de 1:25 horas para levar de vencida a francesa, por 6-3 e 6-2, assegurando a passagem como líder do grupo.

O triunfo permitiu a Swiatek, que este ano conquistou Roland Garros e o US Open, elevando para tês o número de títulos Grand Slam da carreira, vingar-se de Garcia, perante a qual caiu nos quartos de final do Open da Polónia, em julho.

No primeiro set, a tenista, de 21 anos, quebrou o serviço da adversária a zero para 5-3 e fechou logo de seguida na sua pancada, tendo arrancado o segundo parcial a conquistar novamente o serviço da francesa. No jogo seguinte, recuperou de desvantagem de 0-40 para segurar o 2-0, não enfrentando mais nenhum break point até final e terminando em grande estilo, com um ás.

Recorde as incidências do jogo

Garcia foi procurando, durante o jogo, manter um estilo de jogo agressivo, devolvendo serviços já dentro do retângulo de jogo, mas Swiatek não desarmou e mostrou-se preparada para as táticas da oponente.

"Ela estava a meter muita pressão e rapidez nas bolas, por isso eu precisava de recuperar e responder ainda melhor. Estava pronta para isso", assegurou a polaca. 

"O meu treinador e eu definimos bem a tática e foi-me passada a crença de que podia dominar, mesmo estando ela a jogar bem, muito bem", finalizou.

Gauff deixou por terra as aspirações de se poder qualificar para as meias-finais do torneio de final de temporada, que reune as oito melhores tenistas do ranking WTA, ao perder o duelo contra Kasatkina por 7-6 (6) e 6-3.

A norte-americana até teve um início forte, chegando a liderar por 4-1, mas a russa respondeu e igualou o set a 5-5. Logo depois, conseguiu quebrar o serviço de Gauff, que, na transição, não conseguiu esconder as lágrimas nos olhos pela frustração do momento.

Ainda assim, a jogadora de 18 anos encontrou forças para recuperar e quebrou, também, o serviço da adversária, forçando um tiebreak, no qual Kasatkina se mostrou mais forte, vencendo por 8-6.

A oitava colocada da hierarquia mundial, estreante nas WTA Finals, manteve a pressão no segundo parcial, ainda trocou um par de quebras de serviço com a norte-americana, mas acabou por ganhar-lhe vantagem a 4-2, servindo pouco depois para fechar o encontro.

Recorde as incidências do jogo

"Vencer pela primeira vez nas Finals é um sentimento incrível", disse Kasatkina após a partida.

"Obviamente que queremos ganhar e seguir em frente no torneio, por isso a motivação para vencer está lá, mas não é fácil gerir e sentir os nervos. Espero conseguir (atingir as meias-finais) no próximo jogo", acrescentou.