Indian Wells: Lehecka bate Tsitsipas e chega pela primeira vez aos quartos de um Masters

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Indian Wells: Lehecka bate Tsitsipas e chega pela primeira vez aos quartos de um Masters
Lehecka vai disputar os seus primeiros quartos de final num torneio Masters.
Lehecka vai disputar os seus primeiros quartos de final num torneio Masters.Profimedia
Jiri Lehecka não deu qualquer hipótese a Stefanos Tsitsipas, 11.º classificado do ranking ATP, depois de uma excelente prestação na terceira ronda de Indian Wells. O checo venceu de forma clara e sem deixar cair um serviço por 6-2, 6-4. Garantiu a primeira presença nos quartos de final da carreira no prestigiado evento Masters. Vai defrontar Ben Shelton ou Jannik Sinner, que está invicto este ano, nas meias-finais.

Reveja aqui as principais incidências da partida

Jiri Lehecka dominou o jogo anterior contra Rublev, excedendo as expectativas. Não deu ao número cinco do mundo uma única oportunidade de quebrar. Esta terça-feira, foi intransigente no seu próprio serviço durante muito tempo contra o antigo terceiro raquete ATP e atual 11.º classificado, Stefanos Tsitsipas.

O checo já tinha perdido os dois jogos de singulares anteriores contra o melhor tenista grego, durante o torneio de estreia em Roterdão, em 2022, e no Open da Austrália do ano passado. Desta vez, no entanto, foi claramente o melhor jogador em court, com o favorito Tsitsipas a ajudá-lo durante todo o encontro com um grande número de erros fáceis. Por outro lado, o melhor checo do ranking ATP teve um desempenho soberbo, limitando os seus próprios erros, sendo mais ativo do que o seu adversário e procurando taticamente o backhand de uma mão do seu rival.

Os números da partida
Os números da partidaFlashscore

Além disso, no final do encontro, conseguiu complicar a sua própria situação algumas vezes, mas acabou por sair a perder. No segundo set, enfrentou o seu primeiro break point a 3-2, perdeu três oportunidades de break no jogo seguinte e defendeu três ameaças consecutivas no oitavo jogo. No entanto, sobreviveu aos momentos críticos graças ao seu serviço e jogo ativo para festejar o avanço ao fim de uma hora e 18 minutos.

O natural de Mladá Boleslav jogou o primeiro torneio de singulares da época em Adelaide, no início de janeiro, e conquistou o o primeiro título ATP na capital australiana. No entanto, não conseguiu vencer mais do que um adversário nos três eventos seguintes e só recomeçou a sua marcha no final de fevereiro no Dubai, onde desistiu nos quartos de final devido a lesão.

Pela segunda vez na sua carreira, chegou aos oitavos de final da série ATP Masters 1000 apenas na Califórnia. No ano passado, nos courts de Monte Carlo, não conseguiu ganhar a liderança contra Taylor Fritz. Esta é apenas a sua segunda vez em Indian Wells, no ano passado perdeu na segunda ronda para... Rublev. Em poucos dias, melhorou o seu registo contra jogadores do top 20, com quem ganhou os seus últimos três jogos, para 11 vitórias e 21 derrotas.

Na quinta-feira, a última esperança checa em singulares no BNP Paribas Open deste ano vai procurar a sua quinta e maior meia-final da carreira. Ela enfrentará Ben Shelton ou Jannik Sinner, que está invicto este ano, no jogo dos quartos de final de quinta-feira.

Nos quartos de final dos eventos Masters, Lehecka é o primeiro checo desde que Tomas Berdych, que é membro da sua equipa técnica, chegou até aqui em 2017.