Hubert Hurkacz assustou mas venceu Jiri Lehecka após dois tie-breaks

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Hubert Hurkacz assustou mas venceu Jiri Lehecka após dois tie-breaks
Hurkacz ficou com palpitações, mas venceu após dois tie-breaks
Hurkacz ficou com palpitações, mas venceu após dois tie-breaksAFP
Será que não pode ganhar sem uma história? Hubert Hurkacz criou um thriller (por vezes, um verdadeiro horror) e depois teve um final feliz. Apesar de este ser apenas o seu primeiro confronto com Jiri Lehecka, promete ser um rival de classe para os próximos anos. O jovem checo conquistou o coração do público, embora não seja ele quem vai jogar contra Tallon Griekspoor na quinta-feira.

Recorde as incidências da partida

Pouco depois da vitória de Andrei Rublev sobre Zizou Bergs, Hubert Hurkacz e Jiri Lehecka começaram o seu jogo no court central de Roterdão. O polaco era o favorito para o encontro, mas o checo, cinco anos mais novo, não tem medo dos grandes nomes - começou a época a ganhar um set a Djokovic.

Um primeiro set sem stress

Os primeiros jogos confirmaram os pontos fortes esperados: o potente forehand do checo de Wroclaw foi mais do que uma boa devolução, permitindo a Lehecka marcar nos jogos do polaco desde o início. Foi ele que equilibrou a partida pela primeira vez aos 40:40, ao que o jogador de 27 anos respondeu com uma desforra no quarto jogo, desta vez quebrando graças a um erro de Lehecka por 3:1.

Embora ainda não estivesse na velocidade máxima, o polaco foi atrás do golpe e aumentou a vantagem com o seu serviço. Lehecka não ia permitir mais: um excelente backhand, uma mudança de direção e a astúcia na rede defendiam o serviço, mas revelaram-se inúteis quando o polaco conquistou o quinto jogo. Não houve mais trocas de bola, não houve mais break points e o polaco venceu por 6:3 em meia hora.

Guerra de nervos até ao fim

Como se quisesse igualar o polaco, Lehecka entrou com força no segundo jogo e foi ele que assumiu o papel de autor do ás. Com a bola disparada a mais de 200 km/h, não se tratava de uma longa batalha pelos pontos, era a escolha da direção e a precisão que decidiam.

As máscaras não caíram depois do estatuto de 1:1, 2:2 e foi apenas no terceiro jogo de serviço que Lehecka teve de corrigir o seu - aconteceu-lhe uma dupla falta, um aparente momento de nervosismo.... antes de voltar a ter uma cara de pedra e defender o serviço. Perdendo apenas um ponto, os dois jogadores estavam a caminhar para um tie-break. A liderar por 5:4, o checo foi mais agressivo com o serviço do favorito, mas Hurkacz travou o seu jogo debaixo da rede com um golpe de pasing.

Assim, 6:6 e o tie-break. Num jogo tão disputado e equilibrado, o primeiro a "pestanejar" foi Lehecka, que enviou a bola para a rede (3-1), enquanto dois ases permitiram ao polaco escapar e lhe deram a oportunidade de fechar o jogo no seu serviço (5-4). Como era de esperar, Hurkacz deitou a bola fora e não conseguiu quebrar o serviço na troca de bola mais longa. Defendeu três set points, mas outro erro custou-lhe a derrota por 9-11.

Um final de jogo muito apertado

Ainda não lhe cresceram as penas, mas já lhe cresceram as asas - é assim que se pode descrever a entrada do checo no terceiro set, quando atacou de imediato o serviço de Hurkacz. No entanto, o equilíbrio registado ao longo do segundo set não foi abalado, pelo menos de imediato.

A 3:3, sem surpresa, Hubert Hurkacz cedeu dois break points ao seu rival e teve mesmo de se esforçar para sair daquela situação. Fechou o jogo depois de ter recuperado o equilíbrio, com o seu serviço a vir em socorro nos momentos difíceis. O número de ases aumentou, mas foi o polaco que voltou a estar em apuros no nono jogo, quando um forehand falhou uma linha.

Mais uma vez, Hubi sobreviveu e toda a pressão caiu momentaneamente para o outro lado do court. No décimo jogo, o polaco passou para a frente aos 30:30 para conseguir um break point para o peso do jogo com uma devolução. O checo resistiu à prova de esforço e fechou o set com um salto quase de voleibol e um golpe por cima da rede.

Mais uma vez, o destino do set foi decidido no tie-break. O jogador de 27 anos foi o primeiro a conseguir uma pequena quebra, mas a agressividade de Lehecki permitiu-lhe recuperar rapidamente o prejuízo. Uma bola a rolar no court significava mais pontos rápidos para o serviço e foi apenas o 11.º ponto que foi ferozmente disputado. Apesar de o polaco ter ido à rede, estava na defensiva - enviado para lá por Lehecka, que ditou os termos. Em circunstâncias surpreendentes, o jovem de 22 anos passou por Hurkacz e ganhou a bola de jogo.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Desta vez, quebrou - uma dupla falta fez com que perdesse a vantagem e o favorito passou para a frente por 9-8 no seu serviço, defendendo-se de um candidato momentaneamente em destaque. Com um excelente serviço, empatou a partida, mas Hurkacz retaliou com uma devolução fora do alcance de Lehecki. Um mini break, depois um ás de sonho e eis a vitória que fez subir a adrenalina de todos os espectadores.