Świątek vence à quarta tentativa perante Mertens

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Świątek vence à quarta tentativa perante Mertens
Mertens não vendeu barata a derrota mas Swiatek venceu
Mertens não vendeu barata a derrota mas Swiatek venceuProfimedia
Toda a gente esperava que Świątek ganhasse, por isso o resultado não é surpresa. A primeira partida de Iga Świątek na quadra de relva provou ser um teste difícil para a líder do ranking. Elise Mertens jogou o tipo de ténis depois do qual desce de cabeça erguida, e os espectadores deixaram as bancadas com satisfação. O resultado de 6:3, 6:4 e os dois jogos de serviço perdidos pela polaca mostram que ainda há muito a fazer.

Recorde as incidências da partida

O que talvez seja mais surpreendente no confronto entre Iga Świątek e Elise Mertens é o facto de as jogadoras nunca terem jogado uma contra a outra antes, apesar de escolherem regularmente os mesmos torneios. As melhores épocas da belga em singulares ficaram para trás e ultimamente tem estado associada sobretudo a duplas, e um encontro com Swiatek na relva é um enorme desafio para as melhores jogadoras de singulares.

Mesmo antes do jogo, quando questionada pelos jornalistas, Mertens garantiu que iria tentar dominar a polaca. É certo que com um sorriso, mas se olharmos para o resultado do primeiro jogo, podemos encontrar alguma verdade nisso. O primeiro ponto de break surgiu muito rapidamente, mas não foi mérito de Mertens - foi a jogadora de 22 anos que demorou um pouco a afinar o seu serviço.

Não só a rashiniana saiu da pressão sem problemas, como também só cedeu um ponto nos dois jogos seguintes. No quarto jogo, os adeptos puderam aplaudir a primeira troca de bola mais longa e impressionante, em que Swiatek tentou responder a uma bola passada e por pouco não entrou em campo. A belga salvou o primeiro jogo a seu favor e melhorou claramente a sua precisão, o que facilitou a tarefa da polaca no início.

Mertens admitiu que se deixou quebrar mais uma vez a 1:5, mas retribuiu a Iga Świątek com uma excelente bola na linha diagonal, aproveitando o break point pela primeira vez. Combinadas com o pior momento da polaca, as escolhas corajosas da rival tiveram um efeito sólido: com o resultado em 5:3, Mertens teve um grunhido para compensar o último break. Foi então que Swiatek acelerou o seu serviço e passou de 0:30 para 40:30 para fechar o set após 39 minutos.

Mertens deitou areia na engrenagem

Aparentemente encorajada por um bom final de set, a jogadora de 28 anos derrubou um break rápido para Iga Świątek ao defender o seu serviço. Já no terceiro jogo, não o conseguiu fazer, mas Mertens estava completamente despreocupada com a derrota. Foi ela que impôs as condições à polaca e, embora esta tenha recuperado de 0:40 de desvantagem, o quarto ponto de break empatou as contas a 2:2.

No entanto, o jogo mais rápido, mais angular e inventivo da belga não diminuiu a diferença entre as jogadoras. Swiatek ainda permitiu que ela chegasse à sua primeira (e última) vantagem da partida em 3:2, antes de ganhar oito pontos seguidos. Este último, após uma dupla falta de Mertens, obrigou-a a retirar-se.

A sua rival continuou a jogar muito bem, surpreendendo a líder do ranking em algumas ocasiões, mas, após 40 minutos do segundo jogo, a vantagem era de 5:3. Agora, Mertens tinha de defender o seu serviço para se manter viva. Swiatek estava a milímetros de um break point quando falhou a devolução e prolongou o jogo. No 10.º jogo, a polaca passou para a frente com confiança a 40:15, mas perdeu duas bolas de jogo antes de ganhar a terceira com um ás. Mais uma vez, a belga defendeu-se eficazmente e foi apenas no quarto jogo que a polaca fechou a partida, coroando uma grande troca com um ponto.

Estatística final da partida
Estatística final da partidaFlashscore

Iga Swiatek avança confiante para os quartos de final, continua invicta em Estugarda e tem a oportunidade de fazer um hat-trick histórico. Amanhã, vai defrontar Linda Noskova ou Emma Raducanu.