Alcaraz consegue reviravolta emocionante no Open do Canadá (2-1)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Alcaraz consegue reviravolta emocionante no Open do Canadá (2-1)
Carlos Alcaraz vai defrontar Tommy Paul nos quartos de final
Carlos Alcaraz vai defrontar Tommy Paul nos quartos de finalReuters
O número um mundial conseguiu uma reviravolta emocionante para derrotar Hubert Hurkacz por 3-6, 7-6(2) e 7-6(3) na quinta-feira e alcançar os quartos de final do Open do Canadá, enquanto o campeão de Wimbledon continua a aperfeiçoar o seu jogo antes do próximo Open dos Estados Unidos.

O espanhol teve um início de jogo deplorável, com Hurkacz a conseguir uma vantagem de 3-0 no primeiro set em apenas seis minutos. Os problemas aumentaram ainda mais para Alcaraz quando foi quebrado no início do segundo set, mas quebrou de volta para o 1-1 e a partir daí começou a acelerar o ritmo no seu forehand, enquanto o serviço do polaco arrefeceu.

Alcaraz dominou o tiebreak do segundo set e parecia ter o controlo total quando fez um sensacional forehand cruzado para uma vantagem de 5-2 na decisão que levou o público de Toronto ao rubro. Mas o homem do espetáculo natural tornou-se demasiado engraçado no jogo seguinte, tentando dois drop shots consecutivos em match points que caíram na rede e acabou por ser quebrado.

Hurkacz começou a encontrar a forma novamente, quebrando para o 5-5 e segurando para ter uma vantagem de 6-5. Mas Alcaraz não conseguiu escapar no terceiro set, em que Hurkacz apertou o ritmo e cometeu alguns erros dispendiosos, incluindo um forehand que caiu muito longe, dando a Alcaraz a sua 14.ª vitória consecutiva.

O próximo adversário de Alcaraz é Tommy Paul nos quartos de final.

Pouco depois do final deste encontro, o escocês Andy Murray anunciou que tinha de abandonar o seu jogo dos oitavos de final contra o italiano Jannik Sinner devido a uma lesão abdominal.

Fokina derruba Ruud

Mais cedo, Alejandro Davidovich Fokina recuperou de uma desvantagem de um terceiro set para vencer Casper Ruud por 7-6(4), 4-6 e 7-6(4) e negar ao terceiro cabeça de série um lugar nos quartos de final do Open do Canadá.

Ruud esteve a dois pontos da vitória, com 5-3 e 30-0, antes de Davidovich Fokina ter servido para resolver o problema. Ainda a liderar por 5-4, o norueguês teve a oportunidade de selar o encontro, mas não o conseguiu fazer, desperdiçando uma pancada no break point para dar nova vida ao seu adversário.

Os dois jogadores mantiveram o serviço para levar o encontro a tiebreak quando a partida ultrapassou a marca das três horas. Ruud ficou numa situação difícil no desempate, com um serviço hesitante e fracos forehands, e Davidovich Fokina conseguiu a vitória com um drop shot.

"Quando fiz o break a 5-4, foi como um shot de tequila", disse o espanhol.

O próximo adversário de Davidovich Fokina é o americano Mackenzie McDonald, que atingiu os primeiros quartos de final de um torneio Masters 1000 ao derrotar o canadiano Milos Raonic por 6-3 e 6-3.

Depois de 52 ases nos dois primeiros encontros, a maior arma de Raonic, herói da sua terra natal, revelou-se a sua ruína. Conseguiu apenas nove ases e seis duplas faltas, algumas das quais nas piores alturas possíveis, incluindo um set point na primeira partida e um break point na segunda, que colocou McDonald a ganhar por 2-0.

Apesar da derrota, Raonic, antigo número três mundial que regressou ao circuito em junho após uma ausência de dois anos devido a lesão, afirmou que o torneio foi uma experiência positiva.

"Muitas coisas para olhar para trás e sentir orgulho. Estou contente com a forma como a semana correu no geral", afirmou. "Gostava de ter estado melhor em court hoje, mas não se pode desacreditar o que dois anos de ausência fazem, certo?".

Fritz cai

O australiano Alex De Minaur derrotou o oitavo cabeça de série Taylor Fritz por 7-6(7), 4-6 e 6-1 numa batalha de pernas para o ar para chegar aos quartos de um torneio Masters 1000 pela primeira vez.

Fritz liderava por 5-1 no primeiro set antes de De Minaur recuperar com a ajuda de 27 erros não forçados do americano e De Minaur converteu o seu sexto set point no tiebreak. Fritz reagrupou-se e conseguiu um break no início do segundo set para empatar o encontro, mas De Minaur esteve afiado na decisão, usando a sua velocidade em todo o court e o seu estilo corajoso para saltar para uma vantagem de 2-0 que não abandonou.

De Minaur vai enfrentar um adversário familiar nos quartos de final, o segundo cabeça de série Daniil Medvedev, que passou pelo italiano Lorenzo Musetti por 6-4 6-4. Medvedev tem uma vantagem de 4-1 nos confrontos diretos com De Minaur.