Ténis: Nova temporada começa com Djokovic em busca da glória por equipas

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Ténis: Nova temporada começa com Djokovic em busca da glória por equipas

Nadal regressa finalmente
Nadal regressa finalmenteReuters
Novak Djokovic vai preparar-se para lutar pelo seu 11.º título do Open da Austrália, representando a Sérvia no torneio de equipas mistas da United Cup, enquanto o rival de longa data Rafa Nadal e a antiga número um mundial Naomi Osaka regressam a Brisbane depois de algum tempo afastados.

Djokovic teve um 2023 espetacular, vencendo três dos quatro Grand Slams, começando com o triunfo em Melbourne Park, mas ao contrário da época passada, quando aqueceu em Adelaide, o jogador de 36 anos encabeça o evento de 18 nações que começa na sexta-feira, a United Cup.

Nove dos 20 melhores jogadores masculinos do mundo, incluindo Djokovic, 24 vezes campeão de grandes torneios, Stefanos Tsitsipas, vice-campeão em Melbourne, Alexander Zverev, número sete do mundo, e Casper Ruud, número 11 do mundo, vão participar na segunda edição do evento de 10 milhões de dólares.

Iga Swiatek, a número um mundial e campeã do Open de França, encabeça a lista de grandes nomes femininos que esperam levar a Polónia à vitória no renovado evento, que este ano terá menos jogos e será disputado em Perth e Sydney.

A campeã de Wimbledon, Marketa Vondrousova, Jessica Pegula e Maria Sakkari também estarão em ação.

A Espanha defronta o Brasil no dia de abertura, antes de a Grã-Bretanha defrontar a anfitriã Austrália. Os Estados Unidos são os actuais campeões, depois de terem vencido a Itália na final do ano passado.

Nadal sofreu duas derrotas na edição inaugural antes de uma lesão na anca no Open da Austrália deste ano ter terminado a época e o espanhol faz o seu muito aguardado regresso no Brisbane International de 31 de dezembro a 7 de janeiro, onde jogou pela última vez em 2017.

O tenista de 37 anos, que sofreu uma lesão, foi operado em junho e espera que 2024 seja a sua última época.

O torneio de Brisbane, que regressa ao circuito de ténis como aquecimento para o Open da Austrália pela primeira vez desde 2020, marcará também o regresso de Osaka após uma pausa de 15 meses. A tetracampeã do Grand Slam jogou pela última vez um evento WTA no Pan Pacific Open em Tóquio no final de setembro de 2022 e teve uma filha em julho deste ano.

Aryna Sabalenka, a atual campeã do Open da Austrália, vai juntar-se a ela no torneio, enquanto Coco Gauff, a atual campeã do Open dos EUA, vai começar a sua época no Auckland Classic de 1 a 7 de janeiro.

O número dois mundial Carlos Alcaraz, que impediu Djokovic de ganhar os Grand Slams com o seu triunfo em Wimbledon, irá ao Open da Austrália, que começa a 14 de janeiro, sem ter jogado qualquer torneio de preparação, depois de ter falhado a edição deste ano devido a lesão.