Síntese US Open: Djokovic avança para os quartos de final, Swiatek eliminada

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Síntese US Open: Djokovic avança para os quartos de final, Swiatek eliminada
Djokovic vai defrontar Taylor Frtiz nos quartos de final
Djokovic vai defrontar Taylor Frtiz nos quartos de finalAFP
O tenista sérvio Novak Djokovic avançou para os quartos de final do Open dos Estados Unidos, quarto major da temporada, numa jornada em que a polaca Iga Swiatek foi eliminada e vai perder a liderança do ranking mundial.

Numa quarta ronda tranquila no Arthur Ashe Stadium, o tenista de Belgrado, campeão de 23 torneios do Grand Sam, derrotou o croata Borna Gojo (105.º ATP) na sessão noturna em três sets, por 6-2, 7-5 e 6-4, para se qualificar pela 13.ª vez na carreira para os quartos de final em Nova Iorque.

Sabia que o Borna tinha um grande jogo, mesmo nunca o tendo defrontado a este nível. Vi-o jogar na fase de qualificação e também alguns encontros do quadro principal. Percebi que tem boas armas no serviço e com a direita e movimenta-se bem para um rapaz alto. Uma das chaves do encontro foi neutralizar o seu serviço, tentar reduzir o número de ases e de winners com essa pancada”, explicou o sérvio.

Novak Djokovic, que vai destronar o espanhol Carlos Alcaraz do topo do ranking ATP a 11 de setembro, na próxima atualização da hierarquia, vai defrontar agora o norte-americano Taylor Fritz, naquela que é sua 57.ª presença em quartos de final de um major, menos uma apenas que o suíço Roger Federer.

Depois de falhar a edição de 2022 por não ser vacinado contra a COVID-19, o campeão em título do Open da Austrália e Roland Garros, e finalista vencido em Wimbledon, vai tentar alcançar a 10.ª final em Flushing Meadows, onde está a lutar pelo quarto troféu do Open dos Estados Unidos, após as vitórias em 2011, 2015 e 2018.

Já Taylor Fritz, que ocupa o nono lugar no ranking ATP, juntou-se aos compatriotas Frances Tiafoe e Ben Shelton no lote de quartofinalistas do torneio nova-iorquino, após eliminar o qualifier suíço Dominic Stricker (128.º ATP) também em três parciais, por 7-6 (7-2), 6-4 e 6-4.

Graças ao triunfo em duas horas e 13 minutos no Louis Armstrong Stadium, Fritz, de 25 anos, vai estrear-se na próxima fase da prova, garantindo ainda que será a primeira vez, desde 2005, que o Open dos Estados Unidos vai contar com três tenistas da casa nos quartos de final, estando desde já garantido um semifinalista.

Na prova feminina, Jelena Ostapenko voltou a ser superior à número um mundial, Iga Swiatek, e qualificou-se pela primeira vez na carreira para os quartos de final em Nova Iorque, graças a três sets decididos por 3-6, 6-3 e 6-1, a fechar a sessão noturna no Arthur Ashe Stadium.

A letã (20.ª WTA), de 26 anos, já liderava o confronto direto com a polaca (3-0) e, em Flushing Meadows, dilatou o registo, ao assinar 30 winners e 20 erros não forçados para impedir a adversária de defender o título do Open dos Estados Unidos.

Depois de colocar um ponto final nas 75 semanas de Swiatek no topo da hierarquia mundial, Ostapenko, campeã de Roland Garros em 2017, vai medir forças com a norte-americana Coco Gauff, número seis do mundo, que bateu a dinamarquesa Caroline Wozniacki com os parciais de 6-3, 3-6 e 6-1.