Polónia e Itália são favoritas nas meias-finais do Campeonato da Europa de voleibol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Polónia e Itália são favoritas nas meias-finais do Campeonato da Europa de voleibol

Itália quer reconquistar o título
Itália quer reconquistar o títuloProfimedia
A Polónia e a anfitriã Itália são as grandes favoritas nas meias-finais do Campeonato da Europa de Voleibol, que se realiza em Roma, na noite de quinta-feira. Os polacos venceram sete duelos consecutivos e só cederam três sets até agora neste torneio. A Itália é a atual campeã europeia e mundial e cedeu quatro sets em sete jogos.

A Polónia defronta a Eslovénia, que também está invicta na fase de preparação para as meias-finais e que também só cedeu quatro sets. A Polónia passou pela Sérvia (3-1) nos oitavos de final e a Eslovénia eliminou a Ucrânia (3-1).

França é o único país que já perdeu um jogo, para a Roménia. Mas também venceu a mesma Roménia nos quartos de final (3-0). Para a Itália, Bari foi o palco de um emocionante jogo dos quartos de final contra os Países Baixos (3-2). França e Itália defrontam-se na noite desta quinta-feira, estando em jogo a final do Campeonato da Europa.

A história

Há dois anos, três dos quatro países também se encontraram nas meias-finais. Depois, a Itália ganhou a final à Eslovénia e a Polónia conquistou o bronze ao vencer a Sérvia. Nas 32 edições anteriores do Campeonato da Europa, Itália ganhou o ouro sete vezes. Polónia (2009) e França (2015) foram campeãs uma vez. Os Países Baixos conquistaram o título em 1997, um ano após o lendário ouro olímpico.

No mundial, Itália foi, aliás, a melhor por quatro vezes, incluindo em 2022. Polónia também conseguiu ser campeã do mundo três vezes e foi a antecessora de Itália em 2018. Aliás, a Polónia também foi campeã olímpica uma vez, em 1976, e a França é a atual campeã olímpica. Itália nunca foi além da prata nos Jogos Olímpicos (1996, 2004, 2016) e quer conquistar o ouro definitivo depois de prolongar o título europeu em Paris, em 2024.