As comoventes reações à morte de Sinisa Mihajlovic

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
As comoventes reações à morte de Sinisa Mihajlovic
Sinisa Mihajlovic faleceu esta sexta-feira, depois de três anos a lutar contra uma leucemia
Sinisa Mihajlovic faleceu esta sexta-feira, depois de três anos a lutar contra uma leucemiaAFP
Têm sido muitas as mensagens de condolências pelo falecimento do antigo jogador e treinador, provenientes de amigos, políticos, artistas, companheiros de equipa e até adversários de longa data.

Sinisa Mihajlovic era uma das figuras maiores do futebol em Itália, onde representou vários clubes e era sobejamente apreciado. Desde que se soube da sua morte, são muitas as mensagens de pesar difundidas.

O Bolonha, último clube que representou enquanto treinador, deixou uma curta nota. "Adeus, mister, viverá para sempre nos nossos corações", diz a publicação. 

"O paraíso ganhou mais uma lenda. Vais fazer muita falta, Sinisa", escreveu o AC Milan nas redes sociais, nas quais publicou uma fotografia do minuto de silêncio cumprido antes do jogo amigável desta tarde, diante do Liverpool.

A Sampdoria, que consagrou Mihajlovic no futebol italiano, escreveu uma longa carta no site do clube para recordar "um homem verdadeiro e corajoso, uma autêntica lenda que nunca iremos esquecer". Recorde-se que Sinisa manteve uma relação muito próxima com o clube de Génova, primeiro como futebolista, com mais de 100 jogos entre 1994 e 1998, e depois como treinador, de 2013 a 2015. O clube publicou ainda um vídeo em que recorda alguns momentos marcantes.

As mensagens chegam de várias partes e contextos, e também a Roma, clube pelo qual Mihalovic se estreou na Serie A, se juntou às condolências pela sua morte: "A AS Roma lamenta o falecimento de Sinisa Mihajlovic e junta-se à dor da família. Adeus, Sinisa", lê-se no Twitter.

"A notícia da morte de Sinisa Mihajlovic atinge-nos e entristece-nos profundamente. Toda a comunidade de treinadores italianos lamenta a morte de um orgulhoso protagonista da função, depois de ter sido um jogador de valor absoluto", sublinhou Renzo Ulivieri, presidente da Associação Itliana dos Treinadores de Futebol, em comunicado.

"No passado, algumas das suas escolhas, ligadas a uma biografia complexa, talvez tenham criado divisão. Mas a doença inexorável que o atingiu, que exaltou a sua proverbial natureza de lutador, e a dignidade e a força com que a enfrentou, fez dele um homem próximo de cada um de nós. Neste momento o peso da perda cai sobre a sua querida família, a quem estendemos o nosso sentido abraço. Vencer não é o mandamento que informa a profissão de viver: lutar dá sentido à vida. Sinisa, portanto, viveu plenamente. Que a terra seja leve sobre ele", acrescentou o dirigente.

Com uma mensagem comovente, a Serie A também notou a partida de Mihajlovic. "A Lega Serie A lamenta profundamente o falecimento de Sinisa Mihajlovic, um ícone do futebol e da vida. A sua classe pura como jogador e treinador, a sua força e a sua humanidade são um exemplo que deixa uma marca indelével no futebol italiano e mundial", vincou a entidade.

Também políticos e artistas quiseram expressar as suas condolências. O cantor bolonhês Samuele Bersani publicou uma fotografia de Sinisa com um coração partido e as palavras "Adeus, guerreiro".