Autorização de abertura até à meia-noite das esplanadas parisienses durante os Jogos Olímpicos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Autorização de abertura até à meia-noite das esplanadas parisienses durante os Jogos Olímpicos
Câmara Municipal de Paris com as cores dos Jogos Olímpicos
Câmara Municipal de Paris com as cores dos Jogos OlímpicosAFP
As esplanadas parisienses poderão receber clientes até à meia-noite, em vez das habituais 22:00, durante o verão de 2024, para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos, e os bares poderão permanecer abertos nas noites das cerimónias de abertura e encerramento, informou a Câmara Municipal à AFP este sábado.

"A partir de 1 de julho, as esplanadas de verão vão poder estar abertas até à meia-noite durante os Jogos", anunciou a autarca do PS, Anne Hidalgo, no Instagram , na sexta-feira à noite, depois de ter recebido os profissionais do setor para lhes entregar a medalha da Cidade.

Regulamentadas em 2021, após a crise sanitária da Covid-19, durante a qual os bares parisienses puderam estender as suas esplanadas para os passeios ou para os lugares de estacionamento mediante uma simples declaração, a fim de compensar as perdas ligadas ao confinamento, as esplanadas efémeras, que se tornaram agora um elemento de referência no verão, são cerca de 3.000 na capital.

Os estabelecimentos que obtiveram uma autorização podem instalá-las desde o início de abril até ao final de outubro e devem interromper o serviço às 22:00.

Mas este verão ,"no âmbito dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos", os felizardos terão uma "dispensa excecional" para servir durante mais duas horas, "a partir de 1 de julho de 2024 e até ao final dos Jogos", confirmou a Câmara Municipal à AFP.

Os Jogos Olímpicos realizar-se-ão de 26 de julho a 11 de agosto e os Jogos Paralímpicos de 28 de agosto a 8 de setembro.

Desde 2021, as novas regras que regem as esplanadas foram criticadas pelos habitantes e pelos eleitos, nomeadamente pelos aliados ecologistas de Hidalgo, devido aos excessos de certos bares que não respeitam os horários e os locais de abertura.

"Desde que abolimos a maior parte das esplanadas temporárias, temos tido muito menos denúncias", declarou à AFP Frédéric Hocquard, delegado para a vida noturna, este sábado.

"Não estou a dizer que não há abusos, estou apenas a dizer que há menos", acrescentou o vereador ecologista.

Hocquard disse ainda à AFP que os bares parisienses que o desejem podem pedir para abrir excecionalmente toda a noite nas quatro noites das cerimónias de abertura e encerramento, no modelo do 14 de julho ou da Marcha do Orgulho LGBT.