Federação anuncia mudança nas competições em 2023/24

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Federação anuncia mudança nas competições em 2023/24
FC Porto e Benfica disputaram a última final
FC Porto e Benfica disputaram a última final
FPB
A Federação Portuguesa de Basquetebol anunciou, esta segunda-feira, alterações que vão abranger o campeonato e a Taça Hugo dos Santos. Vão entrar em vigor na próxima temporada.

A fase regular do campeonato de basquetebol vai voltar a ter 22 jornadas (11 jogos em casa e 11 jogos fora), com os oito primeiros classificados a avançarem para os play-offs que vão decidir o título. Um regresso ao que acontecia em 2014/15.

Isto significa o fim da segunda fase (mais 10 jornadas), que as equipas se encontram a disputar neste momento. Ao fim das 22 jornadas, o campeonato dividiu-se em dois grupos (seis equipas cada). O A vai definir a posição final dos seis primeiros classificados da fase regular, o B define as últimas duas vagas para o play-off (o sétimo e oitavo) e os dois conjuntos despromovidos.

Outra competição que viu o formato alterado é a Taça Hugo dos Santos. Atualmente, a prova era disputada apenas pelas quatro melhores equipas da primeira volta da fase regular. Vai passar a contar com os 10 clubes que garantem a manutenção, mais os dois promovidos (primeiro e segundo classificado da Proliga). São divididos em dois grupos – A (1.º, 4.º, 5.º, 8.º, 9.º e segundo da Proliga) e B (2.º, 3.º, 6.º, 7.º, 10.º e vencedor do segundo escalão) – que jogam a uma volta. Os três primeiros avançam para uma fase final. Os dois primeiros garantem diretamente as meias-finais, os segundos e terceiros disputam uma eliminatória.