NBA: Hawks conseguem reviravolta lendária contra os Celtics

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: Hawks conseguem reviravolta lendária contra os Celtics
Atlanta contra os Celtics.
Atlanta contra os Celtics.AFP
A perder por 30 pontos na primeira parte, os Atlanta Hawks conseguiram vencer a equipa com o melhor registo da NBA, os Boston Celtics, por 120-118, na segunda-feira, numa noite em que Domantas Sabonis, de Sacramento, escreveu o seu nome nos livros de recordes.

Atlanta Hawks 120-118 Boston Celtics

Perante uma equipa dos Celtics (sem Neemias Queta) já garantida no topo da Conferência Este e com uma série de nove vitórias consecutivas, Atlanta parecia estar em apuros durante algum tempo, com uma desvantagem de 30 pontos no segundo período. Mas os Hawks, ainda sem a sua estrela Trae Young, que se lesionou na mão esquerda em fevereiro, confiaram na sua agressividade para recuperar gradualmente e acabar por vencer por 120-118, para gáudio dos seus adeptos.

"Quando sabemos que temos pessoas que nos apoiam em todas as condições climatéricas - e esta noite houve muito mau tempo - ajuda muito a recuperar as boas sensações", elogiou Quin Snyder, treinador dos Hawks, que continuam em 10.º lugar no Este (32 pontos - 39 pontos) e praticamente qualificados para os play-in.

Sacramento Kings 108-96 Philadelphia 76ers

Numa liga repleta de estatísticas de todos os tipos, o poste lituano de Sacramento, Domantas Sabonis, colocou o seu nome no livro dos recordes duas vezes na vitória da sua equipa sobre o Philadelphia. Com 11 pontos, 13 ressaltos e 10 assistências, tornou-se o quinto jogador da história com pelo menos 25 triplos-duplos (10 ou mais em três categorias estatísticas) numa só época (depois de Oscar Robertson, Wilt Chamberlain, Russell Westbrook e Nikola Jokic).

Também ultrapassou Kevin Love para se tornar o único detentor do número de duplos-duplos consecutivos (54) desde que a NBA se fundiu com a ABA, a outra liga de basquetebol americana, em 1976/77.

Houston Rockets 110-92 Portland Trail Blazers

Mais uma vez impulsionados por Jalen Green (27 pontos), os Rockets, há muito moribundos, conseguiram a nona vitória consecutiva contra o Portland. Agora com 36 vitórias e 35 derrotas, o conjunto texano está a pressionar Golden State (36 pontos - 34 derrotas), 10.º colocado na Conferência Oeste, com o último lugar oferecendo uma vaga nos play-in.

San Antonio Spurs 104-102 Phoenix Suns

Apesar de não poder contar com a estrela Victor Wembanyama, lesionado, os Spurs conseguiram a 16.ª vitória da época frente aos Suns.

Na ausência do poste francês, foi o extremo Jeremy Sochan que assumiu o comando, com 26 pontos e 18 ressaltos. Na corrida para os play-offs, esta derrota prejudica os Suns de Kevin Durant, que caem para o 8.º lugar do Oeste, sinónimo de play-in, e vêem Dallas e Sacramento passarem à frente.

Denver Nuggets 128-103 Memphis Grizzlies 

Com uma vitória por 128-103 sobre os Grizzlies, os Nuggets, actuais campeões, consolidaram o primeiro lugar do Oeste, numa corrida ainda muito disputada, com Oklahoma City e Minnesota a não jogarem na segunda-feira.

O duas vezes MVP Nikola Jokic fez mais um grande jogo, ficando perto de mais um triplo-duplo (29 pontos, 11 ressaltos, 8 assistências).