NBA: Warriors prestam homenagem a Milojevic no primeiro jogo após a sua morte

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: Warriors prestam homenagem a Milojevic no primeiro jogo após a sua morte
Steve Kerr, treinador dos Golden State, prestou homenagem ao falecido adjunto Dejan Milojevic
Steve Kerr, treinador dos Golden State, prestou homenagem ao falecido adjunto Dejan MilojevicAFP
Os Golden State Warriors prestaram um tributo emocionado a Dejan Milojevic na quarta-feira, quando a equipa voltou a jogar pela primeira vez desde que o treinador adjunto sérvio morreu na semana passada, vítima de um ataque cardíaco.

Numa cerimónia comovente antes da vitória em casa dos Warriors sobre os Atlanta Hawks por 134-112, o treinador da casa, Steve Kerr, liderou uma longa ovação para saudar o técnico de 46 anos, carinhosamente conhecido por "Deki".

Os jogadores dos Warriors usaram camisolas da equipa com o nome de Milojevic e foi tocado o hino nacional sérvio em honra do falecido treinador. Os jogadores colocaram depois as suas camisolas no lugar habitual de Milojevic no banco dos Warriors.

Os Warriors também usaram t-shirts com a palavra "Brate" - "irmão" em sérvio - durante o aquecimento. Este gesto foi seguido em Dallas, onde Luka Doncic, estrela dos Mavericks, vestiu a mesma t-shirt antes do jogo da sua equipa com Phoenix.

"O mundo perdeu uma bela alma na semana passada", disse Kerr a uma multidão no Chase Center na quarta-feira. "Deki era um amigo maravilhoso, um excelente treinador de basquetebol, um grande homem e, acima de tudo, um belo neto, filho, marido e pai. O que ele significava para nós é uma grande parte do que somos. Ele é uma parte da nossa alma. A efusão de amor que recebemos na semana passada de todo o mundo ... é um reflexo direto da alegria e do amor que ele trouxe a todas as pessoas que conheceu. Por isso, esta noite, em vez de um momento de silêncio, gostaria que todos nós déssemos a Deki uma ovação que ele possa ouvir lá em cima no céu."

Apesar de vários jogadores dos Warriors parecerem estar emocionados durante as homenagens, com Klay Thompson e Draymond Green a sufocarem as lágrimas, a equipa conseguiu vencer Atlanta.

Stephen Curry terminou com 25 pontos, Thompson marcou 24, enquanto Jonathan Kuminga fez 25 pontos, numa exibição perfeita de 11 em 11.

"Foi difícil", explicou Curry depois do jogo. "Foi uma semana muito longa para todos na nossa organização, pensar como queríamos honrar e prestar homenagem a Deki e o que ele significava para a nossa família. É difícil olhar para a cadeira dele. Mas o treinador desafiou-nos a utilizar todas essas emoções e a perdermo-nos no jogo. No início foi estranho, mas este é o nosso santuário. Sabemos que o Deki não gostaria de nada mais do que ver-nos entrar em campo e competir o melhor possível. É uma sensação muito boa conseguir uma vitória."

Milojevic, que jogou em Espanha e na Turquia, bem como na sua terra natal, onde iniciou a sua carreira de treinador, juntou-se aos Warriors como adjunto em 2021. Fez parte do staff da equipa que venceu o campeonato da NBA em 2022.

Morreu na semana passada após um colapso durante um jantar de equipa em Salt Lake City, mergulhando os Warriors e a comunidade da NBA no luto.

Os jogadores dos Warriors vão jogar com as iniciais de Milojevic - "DM" - nas camisolas da equipa durante o resto da temporada. O logótipo DM dentro de um coração também permanecerá no campo dos Warriors durante o resto da época.