NBA: Curry vence batalha dos sexos, Damian Lillard e Mac McClung repetem triunfos

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
NBA: Curry vence batalha dos sexos, Damian Lillard e Mac McClung repetem triunfos
Stephen Curry, do Golden State Warriors, e Sabrina Ionescu, do New York Liberty, posam para uma foto
Stephen Curry, do Golden State Warriors, e Sabrina Ionescu, do New York Liberty, posam para uma fotoAFP
Stephen Curry acertou seus últimos quatro lançamentos do canto direito para derrotar Sabrina Ionescu por 29-26 no Desafio de 3 pontos da NBA e da WNBA (competição feminina) no programa de sábado do All-Star da NBA.

Ionescu estabeleceu a pontuação a ser batida, igualando os melhores números de qualquer jogador no Concurso de 3 Pontos masculino, mas Curry conseguiu a vitória no final e depois abraçou Ionescu enquanto ambos comemoravam o sucesso do esforço.

"Eu sabia que tinha de ser forte", disse Curry sobre sua corrida final para ganhar o cinturão de campeão do desafio.

A primeira disputa de triplos entre os sexos foi um confronto inovador entre bases de elite - Curry, do Golden State, o líder de todos os tempos da NBA em triplos, e Ionescu, das New York Liberty, detentora do recorde de triplos numa única temporada da WNBA.

"Uma noite como esta mostra a muitas raparigas e rapazes que se souberem lançar, podem lançar", disse Ionescu: "Não importa se és uma rapariga ou um rapaz. Acho que só importa o coração que se tem e o facto de se querer ser o melhor que se pode ser."

Ambos atiraram da linha de 3 pontos da NBA, Curry com uma bola da NBA e Ionescu com uma bola da WNBA.

"Isto não podia ter corrido melhor, no sentido de nós as duas aceitarmos o desafio perante este palco. Para fazer isso, como ela disse, a bola foi inacreditável de se ver", disse Curry: "Não sei se alguém conseguirá preencher este lugar, mas talvez tenhamos de fazer isto mais vezes."

Ionescu desafiou Curry depois de a jogador ter feito 37 em 40 pontos possíveis no concurso de triplos da WNBA do ano passado, a melhor pontuação numa única ronda de uma competição de 3 pontos da WNBA ou da NBA.

"Foi fantástico poder fazer com que este evento fosse o primeiro do género e vir aqui dar um espetáculo, compreendendo o que isto significa", disse Ionescu: "Animada para mudar a narrativa e ser capaz de fazê-lo ao lado do maior de todos os tempos."

Curry esperava que o confronto inspirasse jovens talentos a apreciar grandes lançamentos.

"O facto de ela estar presente neste palco vai inspirar muito a próxima geração de rapazes e raparigas que querem competir e se revêem em qualquer um de nós", disse Curry.

Lillard e McClung repetem

No concurso de triplos da NBA, Damian Lillard, de Milwaukee, ganhou o segundo título consecutivo, com um último lançamento na final para fazer 26 pontos e derrotar Trae Young, de Atlanta, e Karl-Anthony Towns, de Minnesota, que fizeram 24 cada um.

Lillard atualmente nos Bucks
Lillard atualmente nos BucksAFP

"Era justo que eu fizesse com algum drama", disse Lillard: "Eu não sabia o que tinha. Só ouvi a multidão dizer: 'Ooooh'. Sabia que tinha de fazer aquele último lançamento para conseguir a vitória."

Lillard foi o primeiro campeão de triplos a defender o título desde Jason Kapono em 2007-2008.

"Nas duas primeiras vezes que tentei, senti que me esforcei demasiado, que treinei demasiado, e nas duas últimas vezes simplesmente saí e atirei", disse Lillard.

Mac McClung, que joga na equipa da G-League dos Orlando Magic, defendeu o título do concuso de afundanços, com a jogada vencedora a ser um salto sobre a lenda Shaquille O'Neal para agarrar a bola antes de um afundanço invertido que o levou a ultrapassar Jaylen Brown, de Boston, na final.

"É uma sensação muito boa", disse McClung: "Sinto-me honrado."

foi o primeiro vencedor repetido desde Zach LaVine em 2015/16.

No Desafio de Habilidades a três, uma pista de obstáculos com exercícios de passe e lançamento, a vitória foi para a equipa Indiana Pacers - Tyrese Haliburton, Bennedict Mathurin e Myles Turner.

Haliburton acertou um lançamento do meio campo para ganhar um desempate sobre a equipa All-Stars - Scottie Barnes de Toronto, Trae Young de Atlanta e Tyrese Maxey de Filadélfia.

Os Pacers ganharam as duas primeiras provas, mas os All-Stars fizeram os lançamentos para forçar a decisão.