Burgos-BH e Iúri Leitão saem vencedores do primeiro dia do GP Beiras

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Burgos-BH e Iúri Leitão saem vencedores do primeiro dia do GP Beiras
Iúri Leitão cruzou meta de Figueira de Castelo Rodrigo em primeiro
Iúri Leitão cruzou meta de Figueira de Castelo Rodrigo em primeiroFederação Portuguesa de Ciclismo
A Burgos-BH, vencedora do contrarrelógio por equipas da manhã, e Iúri Leitão (Caja Rural-Seguros RGA), vencedor da tirada em linha da tarde, foram esta sexta-feira os destaques do arranque do Grande Prémio Beiras e Serra da Estrela.

O sprinter português foi, esta tarde, o mais rápido na ligação de 123,5 quilómetros entre Fornos de Algodres e Figueira de Castelo Rodrigo, que completou ao cabo de 3:21.13 horas.

Bateu sobre a meta o espanhol Xavier Cañellas (Electro Híper Europa), segundo, e o compatriota Rafael Silva (Efapel), terceiro, os mais rápidos de um grupo de cerca de 40 unidades que chegou compacto àquele município do distrito da Guarda.

O contrarrelógio por equipas da manhã foi, ainda assim, o que determinou a ocupação do top 10, após 15,6 quilómetros entre Seia e Gouveia que foram dominados pela espanhola Burgos-BH.

O primeiro lugar, com um tempo de 22.21 minutos, permitiu-lhes bater a Glassdrive-Q8-Anicolor, que ocupou o segundo posto a quatro segundos, e a Efapel, terceira a cinco, e manter-se na frente para o segundo dia.

Isto porque o espanhol Pelayo Sánchez, que tinha vestido a camisola depois do ‘crono’, foi sexto no sprint, atrás do companheiro uruguaio Eric Fagundez, agora timoneiro da corrida. Completa o pódio da geral outro Burgos-BH, o espanhol Ander Okamika, todos com o mesmo tempo.

Frederico Figueiredo, da Glassdrive-Q8-Anicolor, subiu quatro posições após a segunda parte da jornada inaugural, para quarto, e é o melhor luso, perseguindo o trio de líderes com quatro segundos de atraso.

A camisola de líder dos pontos está no corpo de Iúri Leitão, um dos principais nomes do pelotão do Grande Prémio, a montanha entregue ao espanhol José María Martín (Electro Híper Europa), e a juventude com Duarte Domingues (Glassdrive-Q8-Anicolor).

No sábado, a penúltima jornada liga Penamacor a Pinhel em 176,8 quilómetros de perfil ondulado.