Ciclismo: Van der Poel e Pogacar num duelo de gigantes em Liège

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ciclismo: Van der Poel e Pogacar num duelo de gigantes em Liège
Van der Poel e Pogacar na Volta à Flandres 2023
Van der Poel e Pogacar na Volta à Flandres 2023Profimedia
Pogacar contra van der Poel: Liège-Bastogne-Liège será um duelo entre os dois melhores ciclistas profissionais do mundo.

Afinal, Mathieu van der Poel e Tadej Pogacar são muito semelhantes num aspeto: o terrível frio belga de abril, que não funciona de todo. Foi por isso que os dois gigantes do ciclismo fugiram para o calor de Espanha para se afinarem para o grande duelo de Liège-Bastogne-Liège. O calor poderá ser tanto que nem o mau tempo da Bélgica será capaz de o impedir.

Pogacar: "Liège é uma das corridas mais difíceis"

"Ganhar Liège vai ser incrivelmente difícil para mim. Mas eu só quero tentar. Depois desta primavera, não tenho mais nada a provar", diz o campeão do mundo van der Poel. Na Volta à Flandres e na Paris-Roubaix, o neerlandês arrasou a concorrência na ausência de Pogacar. Mas na "La Doyenne" de domingo, a clássica mais antiga com mais de 4.000 metros de desnível, o atleta modelo "MVDP" está em desvantagem em relação ao ás das subidas Pogacar, significativamente mais pequeno e mais leve.

"Liège é uma das corridas mais duras de sempre, por isso estou ansioso por ela", disse o esloveno. "Pogi", que venceu o espetáculo de cascalho Strade Bianche em março com um século de solo, ganhou "LBL" em 2021, mas caiu mal no ano passado - o que acabou lhe custando a porcentagem decisiva na luta por sua terceira vitória no Tour.

O melhor ciclista do mundo: velocista ou astuto

Remco Evenepoel triunfou em Liège em 2023, tal como em 2022. No entanto, com o belga ausente da Volta ao País Basco devido ao acidente de massa, o foco está agora na fascinante comparação de dois sistemas de ciclismo.

Van der Poel, o poderoso velocista com um controlo único da bicicleta, que também pode voar em subidas venenosas, como no seu triunfo no Campeonato do Mundo de 2023, em Glasgow? Ou Pogacar, o ciclista astuto em modo de ataque constante, o competidor puro-sangue imprevisível com um turbo de montanha incorporado? Caros fãs do ciclismo, qual é o vosso favorito?

A eterna questão de saber quem é o melhor ciclista do mundo também se coloca aqui. Spoiler alert: a resposta é simplesmente impossível. Pelo menos não tão claramente como Eddy Merckx o fez em tempos - porque ele simplesmente ganhou tudo.

Van der Poel à beira de um sucesso histórico

Atualmente? O dinamarquês Jonas Vingegaard é o melhor ciclista de fundo e de montanha, o belga Jasper Philipsen o melhor sprinter, o italiano Filippo Ganna o melhor contrarrelógio. Nas clássicas, van der Poel e Pogacar são os melhores. Um deles nunca ganhará uma grande volta, Pogacar nunca ganhará um sprint de grupo - mas na classificação geral destacam-se. Mas quem é que ganha a quem?

"Mathieu é simplesmente imbatível, o melhor do mundo", disse o ás das clássicas australiano Michael Matthews. "Tadej é um ciclista completo e, por isso, o melhor do mundo", disse Vingegaard. Concordamos em discordar.

Uma vitória em Liège para van der Poels, por outro lado, seria historicamente mais valiosa: nunca antes um ciclista tinha ganho Roubaix, Flandres e Liège numa só época. Nem mesmo Merckx, um dos três únicos profissionais que venceram os cinco monumentos. Se Van der Poel vencer a Doyenne, será um dos dez ciclistas a ganhar quatro dos cinco, faltando apenas a Volta à Lombardia - que Pogacar venceu três vezes consecutivas.