Sétima etapa do Paris-Nice modificada por perspetiva de queda de neve

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sétima etapa do Paris-Nice modificada por perspetiva de queda de neve
Ciclistas no Paris-Nice
Ciclistas no Paris-NiceProfimedia
A etapa rainha do Paris-Nice vai ser modificada devido às “condições climatéricas desfavoráveis” esperadas para sábado, anunciou esta quinta-feira a organização da prova francesa, que abdicou da chegada dos ciclistas a Auron, onde era expectável a queda de neve.

Devido às condições climatéricas desfavoráveis registadas no departamento dos Alpes-Marítimos e em função das previsões meteorológicas para o fim de semana, e com o objetivo de garantir a segurança dos corredores, a organização do Paris-Nice (….), em concertação com o colégio de comissários da União Ciclista Internacional, os representantes das equipas e dos corredores, tomou a decisão de modificar o percurso da sétima etapa”, lê-se na página oficial da corrida na rede social X.

Nos últimos dias, as dúvidas quanto à possibilidade de cumprir a totalidade dos 173 quilómetros, com um desnível acumulado de 3.750 metros, entre Nice e a estação de esqui de Auron, tinham pairado no pelotão, e hoje a confirmação quanto à anulação da chegada ao topo de primeira categoria foi confirmada.

A chegada acontecerá no alto de la Madone d'Utelle, uma subida de 15,3 quilómetros de extensão com uma pendente média de 5,7% e com passagens a 8% de inclinação”, informou ainda a organização, que deslocou a tirada na direção do mar, de modo a evitar a previsível queda de neve.

A sétima etapa do Paris-Nice previa inicialmente a ascensão do col de la Colmiane (1.500 metros de altitude), também ela ‘riscada’ do percurso, antes da chegada a Auron, um topo de 1.600 metros ao qual os ciclistas iam chegar após 7,3 quilómetros de subida, com uma pendente média de 7,2%.

Após a partida de Nice, os corredores terão pela frente um percurso de 104 quilómetros e 2.000 metros de desnível. Os 89 quilómetros iniciais da etapa original serão mantidos”, indica ainda a Amaury Sport Organisation (ASO).

O Paris-Nice é liderado pelo australiano Luke Plapp (Jayco AlUla), que tem 13 segundos de vantagem sobre o segundo classificado, o colombiano Santiago Buitrago (Bahrain Victorious). O português João Almeida (UAE Emirates) é quarto, a 29, estando a dois segundos do terceiro, o seu companheiro norte-americano Brandon McNulty.