Van der Poel considera que os ciclistas são o maior perigo no ciclismo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Van der Poel considera que os ciclistas são o maior perigo no ciclismo
Mathieu Van der Poel venceu a sua terceira Volta à Flandres no passado domingo
Mathieu Van der Poel venceu a sua terceira Volta à Flandres no passado domingoReuters
Mathieu van der Poel quer manter o seu título de Paris Roubaix este fim de semana e, no que diz respeito à segurança da corrida, considera que os ciclistas são o principal perigo, disse o neerlandês na sexta-feira.

A quarta etapa da Volta ao País Basco foi marcada por um terrível acidente em que Jonas Vingegaard partiu uma clavícula e várias costelas, tendo ainda sofrido uma contusão pulmonar e um pneumotórax.

O acidente ocorreu numa curva, numa descida a alta velocidade. O líder da corrida, Primoz Roglic, foi forçado a abandonar a prova, enquanto Remco Evenepoel sofreu uma fratura na clavícula direita e na omoplata direita.

"Penso que a parte mais perigosa do ciclismo são os próprios ciclistas", disse Van der Poel numa conferência de imprensa antes da corrida de domingo.

"Nós corremos os riscos e esse é o principal problema, todos querem estar na frente no mesmo lugar e isso não é possível. Podemos mudar muitas coisas para melhorar a situação, mas nunca será completamente seguro", acrescentou.

O campeão do mundo Van der Poel venceu a sua terceira Volta à Flandres no domingo passado e este domingo é favorito para defender com sucesso o seu título de Paris Roubaix.

Os organizadores da corrida implementaram uma chicane num esforço para abrandar a velocidade dos ciclistas que se dirigem para a famosa Trouee d'Arenberg empedrada, uma das secções mais perigosas do Inferno do Norte.

A mudança foi anunciada alguns dias antes da corrida. Van der Poel reagiu ao vídeo da chicane publicado no X perguntando: "Isto é uma piada?".

"Acho que é bom que estejam a tentar alguma coisa. Mas, na minha opinião, a chicane não é a solução correta e fazê-lo na semana antes da corrida também não é a melhor opção", disse.

"Obviamente, é um dos lugares mais perigosos da temporada, por isso é bom que eles estejam a pensar em mudar, mas para mim mudar nem sempre é a melhor coisa a fazer. Se entrares em Arenberg na 20.ª posição, é muito bom, ainda estás na corrida, mas se entrares na chicane na 20.ª posição, penso que todos os que estão atrás das posições cinco a 10 vão ficar presos e então perdes facilmente 30 segundos", analisou.

A crença de Van der Poel de que os próprios pilotos são o maior perigo não o levará, no entanto, a mudar a sua tática para a corrida, enquanto persegue o seu sexto título.

"Como eu disse, os ciclistas são o principal problema, mas eu também me junto à festa, se queres ganhar, tens de estar onde todos querem estar nos momentos cruciais", concluiu.