Ciclismo: Fábio Costa vence no empedrado da Clássica Santo Thyrso

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Ciclismo: Fábio Costa vence no empedrado da Clássica Santo Thyrso
Fábio Costa vence a segunda edição da Clássica Santo Thyrso
Fábio Costa vence a segunda edição da Clássica Santo ThyrsoGlassdrive / Q8 / Anicolor
O ciclista Fábio Costa venceu este sábado a segunda edição da Clássica Santo Thyrso, ao ser o mais rápido na rampa final de empedrado no centro de Santo Tirso, com Francisco Campos a manter a liderança da Taça de Portugal.

Fábio Costa (ABTF-Feirense), que tinha sido segundo na edição inaugural em 2023, impôs-se este sábado no final dos 137,3 quilómetros até ao centro da cidade do distrito do Porto, em 3:29.57 horas, batendo, por dois segundos, Francisco Campos (AP Hotels&Resorts-Tavira-Farense) e César Martingil (Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua), respetivamente segundo e terceiro na meta.

Num dia marcado pelo frio e vento forte, a Sabgal-Anicolor controlou o pelotão e acabou por anular a primeira fuga da corrida, ainda a mais de 40 quilómetros da meta, e selecionou o pelotão, que chegou já reduzido à abordagem ao final, marcado pelo empedrado, com Costa, de 24 anos, a ser mais forte no sprint.

O homem de Ermesinde, campeão nacional de fundo sub-23 em 2020 e antigo ciclista da estrutura da Sabgal-Anicolor, já tinha sido terceiro na Clássica da Primavera, que Campos venceu já este mês, e este sábado somou um dos melhores triunfos da carreira, a par da etapa que conquistou no Grande Prémio Jornal de Notícias de 2023.

Nas classificações secundárias, o chileno Carlos Oyarzún (Aviludo-Louletano-Loulé) venceu na montanha, João Martins (Rádio Popular-Paredes-Boavista) na juventude e a Efapel por equipas.

Esta corrida marcou ainda o regresso à competição do uruguaio Mauricio Moreira (Sabgal-Anicolor), vencedor da Volta a Portugal de 2022, após uma operação a um joelho em dezembro de 2023.

Francisco Campos segue na frente da Taça de Portugal, agora com apenas cinco pontos de vantagem para Fábio Costa, antes da próxima prova pontuável, a Clássica Aldeias do Xisto em 07 de abril.

Antes, em 17 de março, o pelotão disputa a internacional Clássica da Arrábida.