Cristiano Ronaldo arrecada três prémios no Globe Soccer Awards, Jorge Mendes agente do ano

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Cristiano Ronaldo arrecada três prémios no Globe Soccer Awards, Jorge Mendes agente do ano
Erling Haaland foi eleito o jogador do ano 2023
Erling Haaland foi eleito o jogador do ano 2023AFP
O português Cristiano Ronaldo foi esta sexta-feira distinguido com os prémios ‘Maradona’, melhor jogador do Médio Oriente e jogador favorito dos adeptos em 2023, na Gala do Globe Soccer Awards, que decorreu no Dubai.

No Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, também o compatriota Jorge Mendes foi premiado como melhor agente desportivo, mas foi o jogador dos sauditas do Al Nassr a grande ‘figura’ da cerimónia, que contou com a presença de outros portugueses, entre os quais o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), Pedro Proença.

São troféus especiais que vão para o meu museu. Estou muito orgulhoso, foi uma época maravilhosa. Agradecer aos meus colegas de equipa, aos meus treinadores, ao Al Nassr e à seleção portuguesa. (Prémio Maradona) vou colocar paixão no meu museu, foi um dos especiais", manifestou o capitão da seleção portuguesa de futebol, melhor marcador no ano 2023, com um total de 54 golos, 44 pelo Al Nassr e 10 por Portugal.

Sem surpresas, o norueguês Erling Haaland, do Manchester City, foi galardoado com o 'cetro' de melhor jogador do ano 2023, superando jogadores como Cristiano Ronaldo, Rúben Dias e Bernardo Silva, e o treinador dos ‘citizens’, o espanhol Pep Guardiola, o melhor técnico de 2023, face às conquistas da Liga dos Campeões, Liga inglesa e Taça de Inglaterra, em 2022/23, e, já em 2023/24, a Supertaça Europeia.

Rúben Dias, Bernardo Silva e Matheus Nunes marcaram presença no evento e subiram ao palco para exibir os títulos conquistados, ao lado dos companheiros da equipa inglesa, reconhecida como a melhor do ano passado.

O português Jorge Mendes foi considerado o agente do ano, que defendeu ter sido um dos melhores: “Uma honra estar aqui novamente. Estou realmente orgulhoso. O ano passado foi um dos meus melhores anos na Gestifute. Trabalhamos arduamente e com paixão. Quero agradecer à minha família, aos meus colegas na Gestifute e aos jogadores”.

O internacional português Rafael Leão, dos italianos do AC Milan, foi o vencedor do prémio de melhor jogador criador de conteúdos digitais, ao contrário de Rui Costa, do Benfica, que acabou por não ser o presidente do ano 2023.

Aitana Bonmatí, do FC Barcelona, foi distinguida como melhor jogadora, juntando o prémio de hoje ao The Best e à Bola de Ouro da France Football, enquanto o inglês Jude Belingham, do Real Madrid, recebeu o troféu de ‘estrela emergente do futebol mundial’, embora ambos não tenham marcado presente na Gala.

Durante a cerimónia, os falecidos Franz Beckenbauer, Mário Zagallo e Sir Bobby Charlton foram homenageados, à semelhança do que aconteceu na Gala The Best, da FIFA, em Londres.