Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Destaques do segundo dia de Paris-2024: Regresso de LeBron, despedida de Murray e um León estelar

LeBron James regressa aos Jogos Olímpicos após 12 anos e vai jogar contra a Sérvia em Lille
LeBron James regressa aos Jogos Olímpicos após 12 anos e vai jogar contra a Sérvia em LilleProfimedia
Este domingo, os Jogos Olímpicos de Paris, vão oferecer, entre outras coisas, o primeiro vislumbre da nova Dream Team do basquetebol norte-americano, apelidados de Vingadores, liderados por LeBron James. Andy Murray, em modo despedida, entra em campo para o torneio de pares em Roland Garros com o irmão, enquanto o público francês espera ver a jovem estrela da natação Leon Marchand (22). No total, serão distribuídos 13 conjuntos de medalhas no segundo dia dos Jogos Olímpicos.

Portugueses em ação

No sábado falámos sobre a entrada em ação de Nuno Borges no torneio de singulares de ténis em Roland Garros (pode ler aqui), mas devido à chuva que se fez sentir em Paris, o maiato só vai entrar em prova este domingo, no court 13, numa prova que arranca às 11:00 (Nuno Borges deverá jogar por volta das 14:00). Numa logística algo azarada para o português, durante a tarde está agendado também o jogo de pares, ao lado de Francisco Cabral, contra os irmãos Tsitsipas, Petros e Stefanos, o 12.º do ranking mundial - os jogos de duplas arrancam a partir das 13:45. A competição tem sido alvo de muitas críticas, tanto de Djokovic pela falta de competitividade, como de Nadal, que se queixou precisamente dos horários.

As provas de surf decorrem no Taiti com 12 horas de diferença para a capital francesa, o que torna difícil acompanhar as prestações portuguesas de Yolanda Hopkins e Teresa Bonvalot, que foram relegadas para a repescagem. 

Os dois grandes destaques são a ginasta Filipa Martins e a ciclista Raquel Queirós, no cross-country. A primeira inicia a competição no all-around às 13:50, na qual vai tentar passar à próxima fase, enquanto a segunda participa pela segunda vez nos Jogos Olímpicos e vai lutar por uma medalha às 13:10.

Os restantes portugueses em prova são João Costa, nos 100m costas de natação (10:48), Manuel Grave, no hipismo cross-country (09:30) e os mesatenistas Fu Yu, no individual feminino (11:15), e Tiago Apolónia, no individual masculino (21:00).

Basquetebol

Sérvia - EUA

16:15, Lille, Estádio Pierre Mauroy

A seleção norte-americana masculina de basquetebol, quatro vezes consecutivas vencedora do torneio olímpico, convocou uma verdadeira equipa de estrelas para a edição deste ano em Paris. Graças à presença de Jason Tatum, Stephen Curry, Kevin Durant, Joel Embiid e LeBron James, que fará a sua primeira aparição sob os cinco anéis em 12 anos, será uma nova etapa da Dream Team, agora conhecida por The Avengers ("Os Vingadores") devido ao fracasso no Mundial do ano passado. O treinador Steve Kerr teve cuidado com as escolhas, certamente alertado pelos resultados dos dois últimos campeonatos do mundo, em que a equipa terminou sem qualquer medalha.

A Sérvia é o primeiro adversário no estádio de futebol do Lille, que foi transformado em arena de basquetebol para os Jogos Olímpicos. Os sérvios, liderados pelo campeão da época passada e três vezes MVP da NBA, Nikola Jokic, ou pelo experiente extremo Bogdan Bogdanovic, que se lembra da final contra os EUA no Rio de Janeiro-2016, também estão entre os principais favoritos do torneio. O encontro de preparação entre ambos disputado em 17 de julho terminou com uma vitória clara dos norte-americanos (105-79), mas os sérvios aprenderam certamente a lição.

Ténis

Taro Daniel, Kei Nishikori - Daniel Evans, Andy Murray

19:00, Paris, Roland Garros, court Suzanne Leglen

Andy Murray, três vezes medalhado com o ouro olímpico, anunciou recentemente que o torneio de Paris será a última participação da sua carreira. Estava inicialmente inscrito na prova de singulares, mas pouco antes do sorteio tomou a decisão de jogar apenas em pares com Daniel Evans.

O sorteio da primeira ditou um encontro com Taro Daniel e Kei Nishikori, do Japão. Por isso, trata-se de um reencontro com um jogador que defrontou muitas vezes nos tempos de glória, incluindo nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, nos quais Nishikori levou a melhor nas meias-finais. Agora, neste duelo de duplas, os britânicos são ligeiramente favoritos, mas a parada é bem altra: se Murray perder, acaba a carreira. A vantagem é que ele e Evans já fizeram alguns jogos de pares juntos, embora o último no Open de França não tenha corrido como planeado. Por outro lado, a dupla nipónica nunca jogou junta!

Natação

400m Medley Individual Masculino

19:30, Paris, Centro Aquático

É uma das maiores esperanças da França e também o rosto dos Jogos. Esta fantástica prova, na qual foi campeão do mundo por duas vezes consecutivas, está na ordem do dia de domingo. Léon Marchand ter apenas 22 anos, mas já conta com cinco títulos de campeão do mundo e, no ano passado, bateu o recorde de longa data de Michael Phelps nos 400 metros (4:02.50). Afinal, convém recordar que o jovem francês esteve sempre em boas mãos. Estudou no estrangeiro durante três anos e é orientado pelo o antigo treinador de Phelps, Bob Bowman.

Mas a questão continua a ser o desempenho de Marchand em 2024. Só completou duas provas e, apesar de ter vencido o campeonato nacional e a corrida no Texas, EUA, a sua melhor marca este ano (4:10.62) é apenas o 11.º melhor tempo do ano. Por outro lado, o norte-americano Carson Foster (4:07.64), o britânico Max Litchfield (4:09.14) e o japonês Daija Seto (4:09.68) estão em excelente forma.