Entrevista a João Morgado, jovem empresário que abriu a janela de oportunidades no futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Entrevista a João Morgado, jovem empresário que abriu a janela de oportunidades no futebol
João Morgado tem 21 anos e criou a sua própria marca no futebol
João Morgado tem 21 anos e criou a sua própria marca no futebolJoão Morgado
Nascido e criado em Alferrarede, pequena freguesia do concelho de Abrantes, João Morgado despertou desde cedo interesse pelo desporto, em particular pelo futebol. Essa paixão levou-o a apostar no desporto-rei e a criar, com apenas 21 anos, uma marca de oferta de cursos e formações. O Flashscore foi tentar perceber o que move este jovem empresário num mundo tão conturbado e incerto, mas ao mesmo tempo apaixonante, como é o caso do futebol.

João Morgado embarcou na modalidade com apenas “quatro ou cinco anos”. Não se recorda bem. Afinal, apesar de ter apenas pouco mais de duas décadas de vida, o tempo já lá vai e as memórias da infância são escassas. “Comecei no clube da terra dos meus avós maternos, o Casais de Revelhos, no campeonato concelhio”.

A partir daí, nunca mais largou a bola e passou por diversos emblemas dos concelhos de Abrantes e Sardoal, como o Abrantes e Benfica, a extinta UD Abrantina, Os Lagartos do Sardoal e os Dragões de Alferrarede. Em 2019, ingressou no ensino superior para tirar o curso de marketing na Universidade da Beira Interior e viu-se obrigado a abandonar os relvados.

Foi nessa altura que surgiu uma nova área na sua vida: gestão e marketing desportivo, complementada com uma vertente direcionada para a pedagogia. “A vertente pedagógica devia fascinar qualquer um que está no futebol. Arrisco-me a dizer que este mundo evolui e muda de opinião mais rápido que a própria mente humana”, disse João Morgado ao Flashscore.

João Morgado está ligado ao futebol desde cedo
João Morgado está ligado ao futebol desde cedoJoão Morgado

“Há cinco anos viam-se poucos sistemas táticos com três defesas e hoje são crucias. No mundo do futebol é preciso aprender a teoria para depois se colocar em prática. Temos de nos modernizar e adaptar ao mercado. Se não o fizermos somos esquecidos. É preciso estarmos constantemente informados”, completou, antes de falar sobre o seu primeiro projeto, a Improve Sports.

Mas, afinal, o que é a Improve Sports? “É o projeto que pode catapultar qualquer um para o meio desportivo. Somos uma segunda oportunidade para alguns, a primeira para muitos e a parceria educativa para todos”, ou seja, a marca oferece formações educativas e especializadas a todos aqueles que pretendem, de alguma forma, especializar-se no futebol, tendo ofertas que vão desde os cursos de scouting e de análise de jogo a formações de comunicação.

Deste modo, a marca conta com formadores de diversos clubes e que atuam em diversas áreas, como é o caso de Rui Pinheiro, analista do Vitória de Guimarães, Rui Abreu, diretor de comunicação do Paços de Ferreira, ou Eduardo Moreira, treinador do Créteil.

João optou por apostar na marca de modo a “criar uma rede de contactos e ligações e aprofundar” o conhecimento sobre futebol. “A oferta existente em Portugal era cara e inacessível por parecer que só dá para alguns”, lamenta, completando que o seu projeto “abre as portas a todos” e conta atualmente com diversos colaboradores.

O futebol… aos 21 anos

Diz a sabedoria que “a idade é um posto” e o futebol não é exceção. É certo que, à semelhança de muitas outras áreas, o desporto está em evolução e começa a ser cada vez mais habitual vermos jogadores e treinadores bastante jovens. Mas será esta máxima extensível para aqueles que atuam fora das quatro linhas? João Morgado diz-nos que não, apesar de já ter sofrido alguns constrangimentos devido à sua idade.

“O projeto já tinha sido criado anteriormente e o que me levou a desistir foi esse aspeto. Pensava que devido à minha idade nenhum profissional me ia levar a sério. Agora, em 2022, relancei-me com mais maturidade e procurei todos os contactos possíveis. Ouvir um “não” já não me custa porque sei que se fizer outro telefonema, acabo por ouvir um “sim”. Fico grato por receber os parabéns de profissionais deste mundo, que me valorizam devido à idade”, partilhou.

O setor em Portugal

Apesar de não ser tão conhecida, a área das formações e consultorias desportivas tem vindo a crescer em Portugal nos últimos anos, segundo o próprio. “As empresas existentes tiveram que se adaptar à COVID-19 e inicialmente tiveram medo de manter essa adaptação mesmo quando as coisas estavam a encaminhar-se outra vez. A verdade é que o online e a acessibilidade de qualquer pessoa são as melhores soluções para o mercado. A meu ver, o serviço tem de ser para todos e o preço é um fator que nos diferencia (da concorrência)”.

Embora o mercado seja intermitente e não seja possível analisar o futuro do projeto a médio/longo-prazo, Morgado não tem medo do que aí vem e diz que “a Improve Sports vai chegar onde os seus formandos quiserem".

"Com menos de um ano de atividade já colocámos quatro pessoas no mercado: três no Farense e uma no Varzim. Neste momento temos mais uma oportunidade na Primeira Liga, em parceria com o Rui Ferreira, chief-scout do Casa Pia”, diz, referindo-se às ofertas de estágio nos departamentos de scouting que a sua marca também oferece, em parceria com os clubes e os formadores.

Trata-se, por isso, de manter os “pés assentes na terra”, do modo a conseguir chegar longe com “estratégias e o planeamento certo”. Para já, João Morgado vai continuar a acreditar no seu sonho, está a trabalhar como “scout freelancer em clubes e agências” e vai começar em breve “o curso de treinador UEFA C (nível 1)”, na esperança de, “daqui a 20 anos”, estar na Primeira Liga. Afinal, a idade é só um número e o sonho não tem limites.