Jogadores da NFL ansiosos por jogar flag football nos Jogos Olímpicos, diz executivo

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Jogadores da NFL ansiosos por jogar flag football nos Jogos Olímpicos, diz executivo

Quatro novos desportos poderão ser introduzidos em 2028
Quatro novos desportos poderão ser introduzidos em 2028Reuters
Alguns jogadores da NFL manifestaram interesse em jogar pela equipa de flag football dos Estados Unidos, caso a modalidade seja incluída nos Jogos Olímpicos de verão de 2028, em Los Angeles, disse um executivo da NFL, esta terça-feira, à Reuters.

Na segunda-feira, recorde-se, os organizadores dos Jogos Olímpicos de Los Angeles pediram formalmente que o flag football fosse incluído nas competições masculina e feminina, bem como quatro outras modalidades.

A aprovação final do programa deverá acontecer quando o Comité Olímpico Internacional (COI) reunir-se no final deste mês, em Mumbai.

O flag football, um jogo semelhante ao tackle football, com passes e receções, será o primeiro desporto olímpico a ser incluído, mas requer pouco equipamento de proteção e o jogo pára quando um defesa puxa uma bandeira de pano da cintura de um adversário.

A sua potencial inclusão, que é apoiada pela NFL e liderada pela Federação Internacional de Futebol Americano (IFAF), poderia abrir a porta a algumas das estrelas da liga para competirem por uma medalha de ouro, embora os pormenores de como isso funcionaria ainda precisem de ser resolvidos.

"Certamente há mais discussões a serem feitas sobre essa possibilidade", disse o vice-presidente executivo da NFL, Peter O'Reilly, numa entrevista recente.

"Mas posso dizer-vos que, ao longo deste processo, uma série de grandes jovens estrelas da liga disseram como seria fantástico representar o seu país e jogar com a bandeira", confirmou.

Tyreek Hill, sete vezes selecionado para o Pro Bowl e que joga como wide receiver nos Miami Dolphins, incentivou os jogadores da NFL a aproveitarem a oportunidade de conquistar o que a maioria espera que seja uma medalha de ouro praticamente garantida para a equipa dos Estados Unidos.

"Chamando todos os rapazes da NFL, vamos trazer uma para casa", publicou Hill na rede social X, anteriormente conhecida como Twitter.

O desporto foi incluído pela primeira vez nos Jogos Mundiais realizados em Birmingham, Alabama, no ano passado, onde a equipa masculina dos EUA derrotou a Itália para ganhar o ouro.

No lado feminino, o México dominou os EUA na final, graças ao jogo sensacional da quarterback Diana Flores, que foi nomeada MVP.

O'Reilly disse que um dos atrativos do flag football é que ele é de baixo custo e que quase qualquer pessoa pode praticá-lo. Ao impulsionar o desporto, a NFL espera aumentar o perfil do futebol americano a nível internacional.

"Não poderíamos estar mais empenhados no flag football em geral, uma vez que se trata de uma modalidade acessível e de crescimento incrivelmente rápido do nosso desporto, que acreditamos que nos ajudará a crescer", afirmou.

"Os Jogos Olímpicos em Los Angeles seriam um enorme impulso para o flag football em todo o mundo e neste país", acrescentou.

Os outros quatro desportos que a LA28 apresentou para inclusão, na segunda-feira, foram o críquete, o lacrosse, o squash e o basebol-softbol.

Um porta-voz do COI disse que a proposta da LA28 para as modalidades adicionais foi "bem recebida".