Bundesliga: DAZN avança com processo judicial contra a Liga Alemã de Futebol

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Bundesliga: DAZN avança com processo judicial contra a Liga Alemã de Futebol
A DAZN quer continuar a transmitir a Bundesliga no futuro, mas a DFL está a impedir isso
A DAZN quer continuar a transmitir a Bundesliga no futuro, mas a DFL está a impedir issoProfimedia
O litígio entre a Liga Alemã de Futebol (DFL) e o DAZN atingiu a fase seguinte da escalada. Na luta com a Liga Alemã de Futebol (DFL) sobre os direitos de transmissão da Bundesliga, o serviço de streaming ameaça abertamente com uma batalha legal de "anos" para conseguir o pacote B que pretendia no concurso.

"Dado que a DFL não respondeu à nossa queixa sobre a atribuição ilegal do pacote de direitos B, a DAZN vai tomar medidas legais para obter a atribuição do pacote", disse um porta-voz da DAZN. De acordo com informações do SID, a DAZN também planeia retirar-se do processo se não receber o pacote desejado ou se o processo for reiniciado.

Garantias financeiras

A DAZN está determinada a passar por todas as autoridades, o que pode significar uma questão que se arrasta. "O processo legal pode levar anos, começando com um julgamento num tribunal arbitral e possivelmente através de várias instâncias nos tribunais civis alemães, possivelmente envolvendo o Tribunal de Justiça Europeu", disse a empresa.

Numa carta enviada à DFL na semana passada, a DAZN queixou-se de tratamento desigual no processo de concurso. A empresa sente-se lesada pelo facto de a sua proposta para o pacote B ter sido rejeitada, apesar de ser "financeiramente a mais atractiva e convincente". Na altura, o DFL rejeitou claramente as alegações.

O sindicato não tinha aceite as garantias financeiras da DAZN e exigiu uma garantia bancária no prazo de 24 horas. Esta só foi concedida após um longo atraso.

Vitória

O pacote de direitos B inclui os jogos de sábado da Bundesliga às 14:30, bem como os jogos individuais de sexta-feira à noite e o play-off de manutenção. Segundo o jornal Bild, a DAZN terá oferecido cerca de 400 milhões de euros por época pelo pacote, enquanto a garantia bancária obtida ronda os 200 milhões de euros. Além disso, a Sky, em particular, estaria interessada no pacote de direitos B. Atualmente, a DAZN transmite os jogos de sexta-feira e domingo, enquanto a Sky detém os direitos para sábado.

A autoridade alemã para os cartéis está atualmente a investigar o litígio. No entanto, não é claro se e de que forma esta agência é responsável. A agência não tem o poder ou o estatuto de um tribunal para reabrir o caso, uma vez que já foi tomada uma decisão. No máximo, o gabinete do cartel pode atuar como mediador.