Jurgen Klopp pede possibilidade do treinador pedir a revisão de um lance

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Jurgen Klopp pede possibilidade do treinador pedir a revisão de um lance
Klopp já teve a sua quota-parte de problemas com os árbitros
Klopp já teve a sua quota-parte de problemas com os árbitrosAFP
O treinador do Liverpool, Jurgen Klopp, pronunciou-se a favor da introdução de um "desafio do treinador" para as decisões dos árbitros no futebol, após o polémico empate do Borussia Dortmund com o Bochum (1-1), na sexta-feira.

Klopp, treinador do Liverpool e ex-treinador do Dortmund, tem um historial de confrontos com os árbitros e está a ser acusado pela Federação Inglesa de Futebol pela sua agressão ao árbitro Paul Tierney, após o final explosivo da vitória do Liverpool por 4-3 sobre o Tottenham na Premier League, em Anfield, no domingo.

Em declarações à revista alemã Kicker, na quinta-feira, Klopp disse que a ideia de um treinador contestar formalmente uma decisão polémica já funcionou noutros desportos.

"Uma contestação seria uma solução para evitar que algo do género volte a acontecer no futuro", disse Klopp, considerando-a "uma ideia interessante para o futebol".

"Há muitos bons exemplos de como isto pode funcionar", dizendo que "no hóquei em campo, por exemplo, o desafio há muito que provou o seu valor".

O futebol americano permite que os treinadores contestem as decisões durante o jogo, tal como a NBA e outros desportos como o râguebi, enquanto o ténis permite que os jogadores revejam as decisões do árbitro.

Na Alemanha, uma decisão do árbitro na passada sexta-feira poderia ter custado ao antigo clube de Klopp, o Dortmund, o primeiro lugar na Bundesliga. No jogo em Bochum, o avançado Karim Adeyemi foi derrubado na área pelo defesa Danilo Soares. O árbitro Sascha Stegemann anulou o incidente e este não foi revisto.

Stegemann e a Federação Alemã de Futebol admitiram no sábado que a decisão foi incorrecta. O árbitro disse: "Em retrospectiva, tenho de dizer que teria ficado feliz (em atribuir uma grande penalidade) se tivesse visto novamente."

O Dortmund acabou por empatar o jogo 1-1, cedendo o seu lugar no topo da tabela da Bundesliga ao Bayern de Munique a quatro jogos do fim da época.

Klopp, que foi o treinador do Dortmund na última vez que a equipa venceu a Bundesliga em 2011/12, disse que dizer a Stegemann para rever o incidente "era o mínimo que o VAR deveria ter feito".

Klopp disse que "já não compreendia o mundo" quando viu o incidente e soube que não tinha sido assinalado um penálti.

Em Inglaterra, Klopp está em maus lençóis depois de ter sugerido que o árbitro Tierney estava a agir contra o Liverpool após o jogo de domingo

A Federação Inglesa de Futebol respondeu acusando Klopp de má conduta, afirmando que as suas palavras "implicam parcialidade e/ou põem em causa a integridade do árbitro e/ou são pessoais/ofensivas e/ou desacreditam o jogo".