Protestos de adeptos contra a Liga alemã causam interrupções na Bundesliga

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Protestos de adeptos contra a Liga alemã causam interrupções na Bundesliga
Bolas de ténis no estádio, na Alte Försterei.
Bolas de ténis no estádio, na Alte Försterei.Profimedia
Os protestos dos adeptos contra o acordo com de investimento da Liga Alemã de Futebol (DFL) voltaram a provocar interrupções na Bundesliga.

"Estão a arruinar o nosso desporto"

No jogo entre o Union Berlin e o Wolfsburgo, bolas de ténis voaram para o relvado quando o resultado estava 0-0.

O árbitro Matthias Jöllenbeck apitou para reiniciar o jogo após onze minutos, mas teve de o interromper novamente após alguns segundos devido a novos lançamentos. As duas equipas foram mandadas para os balneários. O jogo foi retomado após uma interrupção que durou cerca de meia hora. Os adeptos gritaram: "Estão a arruinar o nosso desporto".

Uma faixa em Berlim-Köpenick.
Uma faixa em Berlim-Köpenick.AFP

Cinco minutos após o recomeço, o jogo teve de ser novamente interrompido, desta vez com bolas de ténis a voar do bloco de adeptos do Wolfsburgo. "Estamos muito perto de não poder continuar o jogo. É a última tentativa do árbitro para retomar o jogo", disse o locutor do estádio antes do recomeço da partida.

Em Mönchengladbach, durante o jogo do Borussia contra o Darmstadt, houve uma interrupção de 13 minutos. Os adeptos exibiram cartazes exigindo que o Gladbach recusasse o projeto de investimento. Nos outros jogos não houve interrupções, ou apenas por breves instantes.

Não se trata de um incidente isolado

Os protestos contra o acordo de investimento da DFL também causaram uma longa interrupção no jogo de sexta-feira da Bundesliga entre o Borussia Dortmund e o Friburgo(3-0).

Entretanto, houve um escândalo no jogo da segunda divisão entre o Hannover e o Hamburgo (3-4). Martin Kind, presidente do Hannover, é suspeito de ter votado a favor de um investidor contra as instruções do clube.

Os adeptos do Hannover levaram uma faixa para o Volksparkstadion, na qual se podia ver a imagem de Kind, no centro de uma mira. Por cima, uma faixa informava que os adeptos, indignados, pediam o abandono do jogo.

De acordo com um plano de três fases introduzido pela UEFA em 2011, os jogos devem ser cancelados em casos extremos, se houver uma ameaça direta à segurança. Inicialmente, esta medida tinha como objetivo o racismo desenfreado nos estádios europeus. Por conseguinte, a faixa dos adeptos do Hannover não constituía provavelmente uma ameaça direta de violência, mas destinava-se a provocar o cancelamento do jogo.

As faixas apresentadas pelos adeptos do Hannover na sexta-feira à noite.
As faixas apresentadas pelos adeptos do Hannover na sexta-feira à noite.Profimedia