Mundial de Clubes: Manchester City coloca ingleses em vantagem nos duelos contra brasileiros

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mundial de Clubes: Manchester City coloca ingleses em vantagem nos duelos contra brasileiros
O Manchester City é mais um conjunto inglês campeão do mundo
O Manchester City é mais um conjunto inglês campeão do mundoAFP
O Manchester City venceu o Fluminense na final do Mundial de Clubes e conquistou o seu primeiro troféu. O triunfo também serviu para desempatar o duelo entre ingleses e brasileiros em Mundiais. Agora o marcador está 4-3 para os europeus.

Manchester City e Fluminense disputaram a primeira final de Mundial das duas equipas e o sétimo encontro entre conjuntos brasileiros e ingleses no Mundial de Clubes. Pela primeira vez o Brasil não tem vantagem no duelo direto.

A primeira final ocorreu em 1981, quando o Flamengo bateu o Liverpool por 3-0 em Tóquio. Em 1999, também na capital japonesa, os ingleses deram troco e o Manchester United bateu o Palmeiras por 1-0.

A partir de 2005 a FIFA passou a organizar os Mundiais todos os anos e a primeira final colocou frente a frente equipas dos dois países. São Paulo e Liverpool disputaram a final em Yokohama e o Tricolor Paulista triunfou por 1-0. No mesmo palco, o Corinthians foi bicampeão mundial sobre o Chelsea e ampliou a vantagem brasileira.

De 2019 para cá foram três finais e todas vencidas pelos ingleses. O Liverpool bateu o Flamengo em 2019, o Chelsea ganhou ao Palmeiras em 2021 e agora em 2023 o Manchester City venceu o Fluminense.

Apesar da desvantagem no confronto direto, o Brasil ainda tem mais títulos no Mundial de Clubes que a Inglaterra. São 10 conquistas brasileiras através de seis clubes contra cinco taças inglesas com quatro equipas diferentes.