Euro sub-21: Vasco Sousa indiferente ao peso da estreia com anfitriã Geórgia

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Euro sub-21: Vasco Sousa indiferente ao peso da estreia com anfitriã Geórgia
Vasco Sousa num dos treinos dos sub-21
Vasco Sousa num dos treinos dos sub-21FPF
A seleção portuguesa de sub-21 está indiferente à importância da estreia frente à anfitriã Geórgia no Grupo A do Europeu da categoria, que também integra os Países Baixos e a Bélgica, assumiu esta quarta-feira o futebolista Vasco Sousa.

Acho que este grupo vai trabalhar da mesma maneira em todos os jogos, mesmo que o primeiro adversário seja ou não a Geórgia. Nenhuma seleção é favorita num Europeu e tudo pode acontecer. Vamos encarar a Geórgia como qualquer outro encontro, em busca dos três pontos”, frisou o médio do FC Porto B, de 20 anos, em conferência de imprensa.

Na sessão matinal, decorrida na Cidade do Futebol, em Oeiras, o selecionador Rui Jorge contou com 22 dos 23 convocados sem limitações, ao passo que o médio Fábio Vieira, dos ingleses do Arsenal, continuou a trabalhar no ginásio pelo segundo dia consecutivo.

Em campo esteve Bernardo Vital, defesa central do Estoril, que tinha sido um dos dois jogadores preteridos na quarta-feira face à lista inicial de 25 pré-designados, mas foi reintegrado algumas horas depois no estágio, devido à lesão do lateral Tomás Tavares.

Somos candidatos, tal como as restantes seleções. Estamos a trabalhar como qualquer uma delas para ir em busca dos três pontos jogo após jogo. Existe sempre uma ambição gigante num Europeu e o grupo está muito confiante e unido em busca de uma belíssima história. O que podemos prometer é dar o nosso melhor em todas as vertentes”, indicou Vasco Sousa, que se chegou a estrear pelo conjunto principal do FC Porto em 2022/23.

Na véspera, o apronto dos sub-21 tinha sido assistido pelo selecionador nacional principal, o espanhol Roberto Martínez, e pelos internacionais João Cancelo e Bruno Fernandes, que chegaram a competir naquele escalão e a participar em edições anteriores do Europeu.

Rúben Dias, outra das opções ao dispor da equipa principal das ‘quinas’, aproveitou a conferência de imprensa de antevisão à receção de Portugal à Bósnia-Herzegovina, de qualificação para o Euro-2024, para dirigir uma mensagem motivacional às esperanças.

É muito especial. São jogadores nos quais nos sentimos inspirados e é um orgulho que eles tenham feito um bocadinho parte do nosso treino ou tivessem estado connosco. É bastante gratificante ver o Rúben Dias a enviar-nos uma mensagem de apoio, porque se trata do passo que queremos dar para chegar ao lado deles”, reconheceu Vasco Sousa.

A comitiva nacional viaja para Tbilisi a partir das 14:15 de hoje, via aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, tendo a chegada aprazada para as 23:00 locais (20:00 em Lisboa).

A 24.ª edição do Campeonato da Europa de sub-21 vai ser disputada em três cidades da Geórgia e duas da Roménia, de quarta-feira a 8 de julho, com Portugal ainda em busca do seu primeiro êxito nesta categoria, após as derrotas nas finais de 1994, 2015 e 2021.

A equipa das quinas cumprirá os três desafios do Grupo A na capital da Geórgia, Tbilisi, sempre às 17:00, frente aos anfitriões, que se estreiam (quarta-feira), aos Países Baixos, campeões em 2006 e 2007 (dia 24 de junho), e à Bélgica (27).

Portugal precisa de terminar numa das duas primeiras posições do grupo para aceder à fase seguinte do Europeu de sub-21, que reúne 16 finalistas pela segunda vez seguida e cuja decisão está prevista para 8 de julho, na Adjarabet Arena, em Batumi, na Geórgia.

Em disputa vão estar também três vagas para os Jogos Olímpicos Paris 2024, das quais se excluem a França, apurada automaticamente como anfitriã, e a Inglaterra, inelegível.