Espanha joga no Hampden Park 12 anos e meio depois

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Espanha joga no Hampden Park 12 anos e meio depois

Espanha defronta a Escócia na terça-feira
Espanha defronta a Escócia na terça-feiraRFEF
A selecção nacional espanhola chegou no domingo à noite a Glasgow, onde jogará diante da Escócia o seu segundo jogo de qualificação para o Campeonato da Europa, esta terça-feira, após a vitória de sábado sobre a Noruega, no La Rosaleda.

Por volta das 22:30 a comitiva espanhola, com os 25 jogadores convocados, chegou ao Aeroporto Internacional de Glasgow, após um voo de três horas desde Málaga, cidade onde Luis de la Fuente e os seus jogadores lançaram a primeira pedra para se qualificarem para o Campeonato Europeu de 2024, na Alemanha, com uma vitória por 3-0 sobre a Noruega.

O mesmo resultado foi alcançado pela equipa britânica contra o Chipre, pelo que o jogo desta terça-feira decidirá qual a equipa que encerrará esta pausa internacional como líder do Grupo A (a Espanha, devido à sua participação nos quartos de final da Liga das Nações, só volta a jogar a 8 de setembro, na Geórgia).

Este duelo hispano-escocês não tem sido um dos mais comuns da história (houve nove encontros anteriores), mas traz boas recordações para os adeptos espanhóis, nomeadamente no mesmo Hampden Park, quando a Espanha de Vicente del Bosque, que tinha acabado de ganhar o Campeonato do Mundo na África do Sul, alguns meses antes, ganhou o último confronto.

Foi em 2010, a 12 de outubro, quando a La Roja, na qualificação para o Euro-2012 (que também acabou por conquistar), venceu com dificuldades por 2-3. Parecia tarefa fácil quando David Villa, de penálti, pouco antes do intervalo, e Andrés Iniesta, 10 minutos após o reinício, colocaram o marcador em 2-0.

Mas a alegria dos campeões mundiais foi de curta duração, já que em dez minutos a Escócia empatou, graças aos golos de Steven Naismith e de Gerard Pique, na própria baliza. Acabou por ser Fernando Llorente, saído do banco, a fazer o 2-3 pouco depois de entrar, a dar os três pontos, numa campanha de qualificação em que a Espanha terminou no topo do grupo, com 24 pontos, à frente de República Checa, Escócia, Lituânia e Liechtenstein.

Histórico de igualdade absoluta

O jogo de 2010 foi o último de cinco encontros entre Escócia e Espanha no Hampden Park, com uma igualdade histórica que pode agora ser desfeita quando a bola começar a rolar na terça-feira. Desses cinco jogos, os espanhóis ganharam dois (2-3 em 2010 e 1-2 em 1974), empataram um (0-0 em 1965) e perderam dois (3-1 em 1984 e 4-2 em 1957).

Siga aqui as incidências do jogo