Euro-2024: Major Tom, um sucesso musical que quer desafiar a UEFA

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Euro-2024: Major Tom, um sucesso musical que quer desafiar a UEFA
Totalmente alheios? Adeptos alemães antes do jogo contra a Holanda
Totalmente alheios? Adeptos alemães antes do jogo contra a HolandaAFP
Completamente desligado: o cantor Peter Schilling e o movimento Major Tom lutaram com sucesso por um novo hino de golos da DFB.

14 de junho. Alemanha contra a Escócia, jogo de abertura do Campeonato da Europa. Florian Wirtz marca o golo da vitória no final do jogo - e depois levanta voo, dezenas de milhares de pessoas abrem os braços e flutuam. Schweeereloooos.

Peter Schilling sente um arrepio na espinha só de pensar nessa ideia: Ele deseja que "este sonho de muitos adeptos e também meu possa ser realizado", disse o cantor de Munique ao SID. Mas a contagem decrescente está a começar.

42 anos depois de ter escrito o êxito mundial sobre o astronauta Major Tom, que nunca regressará à Terra, a canção tornou-se o tema futebolístico mais badalado da Internet graças a um clip com uma camisola da adidas. Milhares de adeptos pediram à federação alemã (DFB) para voar com eles: "A força da gravidade foi ultrapassada", como diz o Major Tom. E o sucesso veio num instante: quando Maximilian Mittelstädt marcou o golo que fez o 1-1 contra os Países Baixos, na terça-feira à noite, o hit da Neue Deutsche Welle soou mesmo nos altifalantes.

A canção deveria, de facto, ser o hino dos golos alemães no futuro. Uma petição online para este efeito "ultrapassou os limites", constatou Peter Schilling com espanto: Há horas que tudo está a correr na perfeição. Até terça-feira à noite, quase 70.000 pessoas tinham assinado a petição e a tendência é para aumentar. "Não estava à espera desta dinâmica", diz Schilling.

Schilling sente-se honrado? "Um retumbante sim!" É "fantástico que uma canção com 42 anos esteja a provocar tanta euforia entre os fãs de hoje".

Há muito que a euforia também o apanhou. O cantor de 68 anos é um grande fã, tendo ele próprio jogado futebol. Ele quase foi parar no Stuttgart através de um torneio de caça-talentos. "Consigo compreender muito bem o que um profissional sente quando marca um golo", diz : "Na minha opinião, esta sensação é melhor descrita pela frase 'Completamente desligado' para os próprios jogadores e também para o público".

UEFA vai intervir?

De acordo com um artigo publicado no Sportschau, a UEFA está a planear a criação de jingles de golo para todas as equipas a partir da canção oficial do Campeonato da Europa para o verão. É assim que querem destruir o projeto? Mas, pelo menos, as federações podem apresentar "sugestões de canções para o aquecimento e para depois do apito final".

Assim, Major Tom tem a oportunidade de se tornar o grande êxito não oficial do Campeonato da Europa. "O Major Tom, ou melhor, a versão inglesa, é um sucesso em toda a Europa, em todo o mundo e é conhecida em países como Espanha, Inglaterra e Itália há quarenta anos", afirmou Schilling. Só cantou a canção "de novo em espanhol" em 2023. A eficácia determina a ação.

E o que diz a equipa nacional? "Vou ser sincero: grito sempre tão alto quando marco o meu próprio golo que reparo na música muito tarde", diz o treinador da seleção nacional, Julian Nagelsmann: também uma forma de "completamente desligado".

A DFB costumava tocar Kernkraft 400, dos Zombie Nation, fora dos torneios - na altura, tinha prevalecido numa votação: Com 19.000 votos, em comparação com o movimento Major Tom.